notícias colégio
Notícias
10 de julho de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE apresenta balanço das ações do primeiro semestre letivo de 2020

Instituição desenvolveu alternativas para a continuidade das aulas mesmo durante a pandemia.

Há poucos dias de completar quatro meses do início da quarentena de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) apresenta um balanço das ações realizadas no primeiro semestre letivo de 2020. A instituição, reconhecida em Brusque e região pela qualidade do ensino presencial, também precisou se adaptar às novas formas de ensino impostas pelo COVID-19. Desde o dia 30 de março, a UNIFEBE utiliza o método denominado take-home, que prevê aulas on-line conduzidas em tempo real pelos professores. O novo formato foi implantado pela instituição com o intuito de viabilizar o reinício das aulas mesmo durante a quarentena.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, lembra que antes do início das aulas em take-home, os professores participaram de cinco dias de Formação Continuada virtual, para conhecer melhor o Google Meet, ferramenta utilizada na realização das aulas. “Eles tiveram um intensivo entre os dias 24 a 28 de março, para que no dia 30 todos estivessem preparados para começar no novo método”, explica Gripa.

Com a possibilidade do relaxamento da quarenta no estado, a UNIFEBE criou um Plano de Retorno Gradual às Aulas Presenciais. O planejamento, que foi pautado nas normativas dos órgãos reguladores da Educação Superior (MEC e CNE) e nas orientações das autoridades de saúde, levou em consideração a retomada em etapas das atividades presenciais. Nesse sentido que, no dia 8 de junho, a instituição implantou o 1º Centro de Orientação e Atendimento COVID-19 para universitários do estado. O espaço foi preparado no átrio do Bloco A, para recepcionar os estudantes que retornaram no mesmo dia, para as atividades práticas presenciais em laboratórios e estágios obrigatórios dos cursos de graduação.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, explica que no dia 8 de junho retornaram apenas 25% do total de alunos da instituição. A medida foi adotada pela UNIFEBE de acordo com o decreto nº 630, de 1º de junho de 2020, do Governo do Estado de Santa Catarina, e seguiu os protocolos previstos no Plano de Retorno Graduação às aulas presenciais. As demais atividades seguiram de modo não presencial, take-home, inclusive as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que também passaram a ser 100% on-line.

“Finalizaremos o semestre com mais de cem alunos concluintes em diversos cursos. Esses graduandos estão aptos a receberem a Outorga de Grau (formatura) e temos muito orgulho de, mesmo em tempos de pandemia e de grande dificuldade, cumprir com nossa função social, entregando para o mercado de trabalho mais de cem profissionais formados no padrão de excelência da UNIFEBE”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz.

O segundo semestre
Antes de iniciar o período de rematrículas, previsto para os dias 13 e 14 de julho, a pró-reitoria de Graduação (PROENG) realizou uma pesquisa com os estudantes da instituição. O objetivo era avaliar a metodologia utilizada pela UNIFEBE neste momento de pandemia e identificar a preferência dos estudantes entre as aulas em take-home e presenciais, para o segundo semestre. Em um dos questionamentos os acadêmicos precisaram se posicionar sobre a adoção de um modelo híbrido de ensino-aprendizagem. Das mais de 800 respostas, 82% sinalizaram a continuidade das aulas de forma híbrida, com parte via take-home e parte presencial.

“Esse resultado foi levado para a reitoria e debatido com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), que contribuiu para definir o modelo híbrido, ou seja, duas disciplinas presenciais e as demais mantidas no formato take-home. Essa foi uma maneira que encontramos em comum acordo com os nossos alunos para iniciarmos o segundo semestre de 2020”, salienta o pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa.

De acordo com a reitora da UNIFEBE, a instituição não medirá esforços para tomar todas as medidas de prevenção e combate ao coronavírus. Dentre as ações previstas nos protocolos de saúde está a organização de salas de aulas, laboratórios, espaços de convivência e administrativos com distância mínima de 1,5 m², higienização rigorosa em todos os espaços da instituição, disponibilização de álcool em gel 70%, uso obrigatório de máscaras e fiscalização e disponibilização de local para aferição da temperatura. Para evitar o aglomero de estudantes nos espaços de convivência da universidade, a UNIFEBE também realizará os intervalos de maneira intercalada entre as turmas.

“Sabemos que a pandemia do novo coronavírus nos fez mudar o rumo de muitos dos nossos planos para 2020. Todos nós precisamos nos reinventar e transformar a forma como encaramos essa nova realidade. Nesse sentido que, desde março, estamos preparando a nossa instituição para garantir a segurança dos nossos alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral, no retorno presencial, especialmente, das atividades práticas”, conclui Rosemari.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Ciclo de Palestras e Seminário de Empreendedorismo e Marketing será realizado nesta semana
UNIFEBE

Ciclo de Palestras e Seminário de Empreendedorismo e Marketing será realizado nesta semana


12 de abril de 2019
UNIFEBE promove II Semana Literária
Universidade Comunitária

UNIFEBE promove II Semana Literária


21 de outubro de 2022
Professor da Unifebe participa de Feira em São Paulo

Professor da Unifebe participa de Feira em São Paulo


27 de outubro de 2005
Skip to content