notícias colégio
Notícias
01 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Olga Luisa dos Santos

Professores da UNIFEBE apresentam estudo desenvolvido em parceria com a Alemanha em evento internacional de urbanismo

Evento virtual reuniu profissionais de todo o mundo.

O Workshop Internacional – Hands On Sustainable Mobility desenvolvido pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, na Alemanha, e com a prefeitura de Brusque, foi um dos estudos no Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU), realizado virtualmente pelas Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Politécnica de Madri, da Espanha, e pela Universidade Federal do Paraná.

O trabalho, que avaliou a qualidade das calçadas no município de Brusque, foi apresentado pelos professores da UNIFEBE, Alexssandra da Silva Fidelis e Karol Diego Carminatti, e pelo diretor de planejamento urbano do Instituto Brusquense de Planejamento – IBPLAN, André Felipe Bozio.

O tema do estudo surgiu da falta de levantamento de dados sobre a qualidade das calçadas de Brusque e, por isso, os pesquisadores apresentaram um panorama de cinco regiões da cidade, compreendidas nos bairros Santa Terezinha, Águas Claras, Centro I, Centro II e São Luiz. A professora Alexssandra da Silva Fidelis considera que a apresentação do trabalho em um evento internacional é uma forma de destacar o trabalho desenvolvido na análise e planejamento das cidades. “Ao apresentar esses dados para pesquisadores da área é possível compartilharmos experiências e obter apontamentos que possam nos auxiliarem no desenvolvimento de diversas análises. Estudar as cidades e o espaço para as pessoas é uma forma de demonstrar o quanto a cidade precisa estar acessível a todos. Nossa expectativa é que após a conclusão da pesquisa, conseguiremos ter um panorama das calçadas na cidade e objetivamos compartilhar o resultado com toda a comunidade”, revela.

Para a análise, levantou-se o índice de caminhabilidade das calçadas públicas, e o estudo apontou as melhorias possíveis para cada região, propostas pelos alunos na época do workshop. Entre as principais sugestões de melhoria estão: necessidade de aumentar a visibilidade nas ruas, para o pedestre ver e ser visto, a necessidade de estimular o engajamento da comunidade fazendo com que o morador e o próprio usuário das calçadas sejam seus mantenedores, a planificação da iluminação pública ser planejada para o pedestre, reduzindo assim, o sentimento de insegurança e a execução das calçadas com materiais adequados e que permitam o caminhar com autonomia e segurança.

De acordo com a professora Alexssandra, além dessas sugestões, foi proposta a criação de um aplicativo. “Essa tecnologia serviria para que os pedestres contribuíssem com seu feedback e para que o governo possa utilizar para avaliações”, explica.

Para o diretor do IBPLAN, Brusque precisa ser divulgada e é pelo meio científico que são demonstrados os potenciais da cidade. “Precisamos mostrar para os outros municípios nossas qualidades, para que sirvam de modelo e também nossas fragilidades para que possamos superar nossos desafios e tornamos melhor a região, o estado e o país em que vivemos”, salienta André Bozio.

Além do Hands On Sustainable Mobility, foram apresentados os trabalhos “Formação e Consolidação das Centralidades: uma análise comparativa entre as cidades de Chapecó e Blumenau/SC”, do professor Karol Diego Carminatti e Almir Francisco Rei e “Modelo Conceitual Aplicado à Gestão dos Índices de Caminhabilidade em Calçadas Públicas”, de André Felipe Bozio Camila da Silva, Vivian da Silva Celestino Reginato e o professor da UNIFEBE Anderson Buss.

O SIUU

O Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU) teve sua primeira edição em 2007. A partir da quinta, realizada em 2013, passou a ser realizado conjuntamente pela sede de Barcelona (Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha) e uma sede latino-americana. Na edição deste ano, além dos catalães, realizaram o evento as cidades de Madrid, por meio da Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha e Curitiba, por meio da Universidade Federal do Paraná.

O SIIU tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes universidades internacionais, promovendo a troca de ideias para aprofundar a reflexão sobre os novos desafios urbanos.

Os trabalhos foram apresentados nos dias 23 e 24 de junho, em modo on-line.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Prorrogado prazo para inscrição de pós-graduação na Unifebe

Prorrogado prazo para inscrição de pós-graduação na Unifebe


04 de outubro de 2010
UNIFEBE visita empresa referência na fabricação de equipamentos de pescados
Visita técnica

UNIFEBE visita empresa referência na fabricação de equipamentos de pescados


24 de julho de 2018
UNIFEBE desvenda a moda de Paris

UNIFEBE desvenda a moda de Paris


25 de setembro de 2012
Skip to content