01 de julho de 2022
por: Celio Bruns Junior
Olga Luisa dos Santos

Professores da UNIFEBE apresentam estudo desenvolvido em parceria com a Alemanha em evento internacional de urbanismo

Evento virtual reuniu profissionais de todo o mundo.

O Workshop Internacional – Hands On Sustainable Mobility desenvolvido pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe, na Alemanha, e com a prefeitura de Brusque, foi um dos estudos no Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU), realizado virtualmente pelas Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade Politécnica de Madri, da Espanha, e pela Universidade Federal do Paraná.

O trabalho, que avaliou a qualidade das calçadas no município de Brusque, foi apresentado pelos professores da UNIFEBE, Alexssandra da Silva Fidelis e Karol Diego Carminatti, e pelo diretor de planejamento urbano do Instituto Brusquense de Planejamento – IBPLAN, André Felipe Bozio.

O tema do estudo surgiu da falta de levantamento de dados sobre a qualidade das calçadas de Brusque e, por isso, os pesquisadores apresentaram um panorama de cinco regiões da cidade, compreendidas nos bairros Santa Terezinha, Águas Claras, Centro I, Centro II e São Luiz. A professora Alexssandra da Silva Fidelis considera que a apresentação do trabalho em um evento internacional é uma forma de destacar o trabalho desenvolvido na análise e planejamento das cidades. “Ao apresentar esses dados para pesquisadores da área é possível compartilharmos experiências e obter apontamentos que possam nos auxiliarem no desenvolvimento de diversas análises. Estudar as cidades e o espaço para as pessoas é uma forma de demonstrar o quanto a cidade precisa estar acessível a todos. Nossa expectativa é que após a conclusão da pesquisa, conseguiremos ter um panorama das calçadas na cidade e objetivamos compartilhar o resultado com toda a comunidade”, revela.

Para a análise, levantou-se o índice de caminhabilidade das calçadas públicas, e o estudo apontou as melhorias possíveis para cada região, propostas pelos alunos na época do workshop. Entre as principais sugestões de melhoria estão: necessidade de aumentar a visibilidade nas ruas, para o pedestre ver e ser visto, a necessidade de estimular o engajamento da comunidade fazendo com que o morador e o próprio usuário das calçadas sejam seus mantenedores, a planificação da iluminação pública ser planejada para o pedestre, reduzindo assim, o sentimento de insegurança e a execução das calçadas com materiais adequados e que permitam o caminhar com autonomia e segurança.

De acordo com a professora Alexssandra, além dessas sugestões, foi proposta a criação de um aplicativo. “Essa tecnologia serviria para que os pedestres contribuíssem com seu feedback e para que o governo possa utilizar para avaliações”, explica.

Para o diretor do IBPLAN, Brusque precisa ser divulgada e é pelo meio científico que são demonstrados os potenciais da cidade. “Precisamos mostrar para os outros municípios nossas qualidades, para que sirvam de modelo e também nossas fragilidades para que possamos superar nossos desafios e tornamos melhor a região, o estado e o país em que vivemos”, salienta André Bozio.

Além do Hands On Sustainable Mobility, foram apresentados os trabalhos “Formação e Consolidação das Centralidades: uma análise comparativa entre as cidades de Chapecó e Blumenau/SC”, do professor Karol Diego Carminatti e Almir Francisco Rei e “Modelo Conceitual Aplicado à Gestão dos Índices de Caminhabilidade em Calçadas Públicas”, de André Felipe Bozio Camila da Silva, Vivian da Silva Celestino Reginato e o professor da UNIFEBE Anderson Buss.

O SIUU

O Seminário Internacional de Investigação em Urbanismo (SIIU) teve sua primeira edição em 2007. A partir da quinta, realizada em 2013, passou a ser realizado conjuntamente pela sede de Barcelona (Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha) e uma sede latino-americana. Na edição deste ano, além dos catalães, realizaram o evento as cidades de Madrid, por meio da Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha e Curitiba, por meio da Universidade Federal do Paraná.

O SIIU tem como objetivo reunir pesquisadores de diferentes universidades internacionais, promovendo a troca de ideias para aprofundar a reflexão sobre os novos desafios urbanos.

Os trabalhos foram apresentados nos dias 23 e 24 de junho, em modo on-line.

NPJ realiza III Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios
UNIFEBE