notícias colégio
Notícias
19 de dezembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Professores de Pedagogia participam de formação em Metodologias Ativas

Práticas pedagógicas foram estudadas pelos docentes.

Durante o segundo semestre, os professores de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram de uma formação sobre Metodologias Ativas. A temática, que tem sido discutida na universidade e nos demais níveis e modalidades de ensino, visa repensar o papel do professor e as concepções e práticas pedagógicas.

A formação foi ministrada em dois momentos e abordou propostas de metodologias ativas e algumas vivências como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL), Gameficação, Narrativas e Estudos de Caso. No primeiro módulo, as propostas foram trabalhadas pelo coordenador de Jogos Digitais, professor Fernando Luís Merízio.

Já no segundo dia de formação, a temática Sala de Aula Invertida foi abordada pelo professor Rogério Pedroso, que trouxe os conceitos e as possibilidade que a ferramenta Moodle proporciona para a aplicação dessa metodologia.

O Pró-Reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, também participou da formação e reforçou a necessidade das Metodologias Ativas nos novos tempos educacionais. “A sala de aula deve ser um local de discussões, pesquisa, aprofundamento a partir da resolução de problemas, contextualizadas ao dia a dia do acadêmico. As tecnologias vêm para contribuir com esse método de trabalho, tornando-se ferramentas indispensáveis na mediação deste novo cenário educacional”, enfatiza.

A Coordenadora de Pedagogia, professora Eliane Kormann, ressaltou a necessidade das Metodologias Ativas de ensino nos dias atuais. “A Pedagogia traz na essência a formação de professores, portanto deveria ser protagonista dessa perspectiva metodológica. A ideia é fazermos mais momentos de formação em Metodologias Ativas no próximo semestre para que, assim, possamos implantar no curso com fundamento, tornando-se mais um diferencial da nossa graduação”, conclui.

Metodologias Ativas
As Metodologias Ativas, mediadas por tecnologia ou não, tem correspondido bem a esse desafio da profissão, possibilitando mobilizar o pensamento e a reflexão do aluno, sua atitude ativa e não passiva, a resolução de problemas reais da sua profissão, processos pedagógicos mais dialógicos, investigativos, inovadores e criativos, valorizando o protagonismo do aluno.

Uma metodologia ativa é baseada em alguns princípios, como a personalização da aprendizagem, apresentando desafios com problemas reais, podendo ser em pares ou em grupos, desde que a cada atividade, a proposta faça sentido para aqueles que participam.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estudantes da rede fundamental participam de oficinas nos laboratórios da UNIFEBE

Estudantes da rede fundamental participam de oficinas nos laboratórios da UNIFEBE


12 de abril de 2016
Trabalhos sobre Controle Interno e Externo na Administração Pública são premiados no Oscar de Contabilidade Pública
Ciências Contábeis

Trabalhos sobre Controle Interno e Externo na Administração Pública são premiados no Oscar de Contabilidade Pública


14 de novembro de 2024
Unifebe mobiliza comunidade para apoiar Lei das Comunitárias

Unifebe mobiliza comunidade para apoiar Lei das Comunitárias


30 de março de 2011
Skip to content