notícias colégio
Notícias
03 de outubro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acolhimento de Jovens, Adultos e Idosos na educação é tema de visita técnica do curso de Letras – Inglês

Estudantes visitaram a estrutura do CEJA em Brusque e conheceram possibilidade de atuação profissional.

Para entender o acolhimento e o processo de ensino-aprendizagem utilizado nas aulas com os jovens, adultos e idosos, os acadêmicos de Letras – Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conheceram o Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Brusque.

Na visita técnica os acadêmicos da 7ª fase puderam conhecer a modalidade de ensino voltada às pessoas que não puderam estudar na infância e adolescência, seja pela não oferta de vagas, inadequações do sistema de ensino ou por suas condições socioeconômicas.

“É essencial que os futuros professores de Letras – Inglês observem as especificidades desses sujeitos, que chegam aos espaços educacionais com uma bagagem cultural muito diversificada, com conhecimentos acumulados em seu percurso formativo e percepções singulares sobre a realidade do mundo. Compreender como essas pessoas se constituem e se articulam no contexto social é condição proeminente para vencer os desafios do currículo nessa modalidade de educação”, destaca a professora da disciplina Didática II, Ivanete Lago Groh.

No CEJA os estudantes foram recepcionados pelo diretor geral, Paulo Sérgio Xiru, que apresentou a instituição, sua organização, estrutura e funcionamento, bem como as formas teórico-práticas, capazes de sustentar um projeto educacional participativo e democrático, que promova o desenvolvimento integral dos estudantes.

“A visita no CEJA foi muito significativa. Por meio dessa experiência foi possível aprender um pouco sobre os desafios e dificuldades, como também o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Acredito que conhecer diferentes ambientes de ensino é essencial para a formação de futuros professores, uma oportunidade de agregar cada vez mais conhecimentos”, complementa a acadêmica Elisabete Prado.

Além de visualizar a estrutura e metodologia de ensino, na visita técnica os estudantes puderam vislumbrar uma das áreas de atuação profissional, que é apresentada ao longo da Graduação. Para complementar o que visualizaram in loco, os acadêmicos receberam na última segunda-feira (26), o professor de Inglês do CEJA, Alcino Müller, para uma roda de conversa.

Já nas próximas semanas, os estudantes planejarão atividades e aplicarão com os alunos do CEJA, vivenciando a experiência de trabalhar com esta modalidade de ensino.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Relação de Alunos Contemplados com a Bolsa do Art. 170 – 2007/1

Relação de Alunos Contemplados com a Bolsa do Art. 170 – 2007/1


11 de maio de 2007
Professora da Unifebe participa de capacitação do MEC

Professora da Unifebe participa de capacitação do MEC


29 de janeiro de 2007
Reitor participa do lançamento de programa que incentiva geração de energia limpa

Reitor participa do lançamento de programa que incentiva geração de energia limpa


25 de junho de 2015
Skip to content