03 de outubro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acolhimento de Jovens, Adultos e Idosos na educação é tema de visita técnica do curso de Letras – Inglês

Estudantes visitaram a estrutura do CEJA em Brusque e conheceram possibilidade de atuação profissional.

Para entender o acolhimento e o processo de ensino-aprendizagem utilizado nas aulas com os jovens, adultos e idosos, os acadêmicos de Letras – Inglês do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) conheceram o Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Brusque.

Na visita técnica os acadêmicos da 7ª fase puderam conhecer a modalidade de ensino voltada às pessoas que não puderam estudar na infância e adolescência, seja pela não oferta de vagas, inadequações do sistema de ensino ou por suas condições socioeconômicas.

“É essencial que os futuros professores de Letras – Inglês observem as especificidades desses sujeitos, que chegam aos espaços educacionais com uma bagagem cultural muito diversificada, com conhecimentos acumulados em seu percurso formativo e percepções singulares sobre a realidade do mundo. Compreender como essas pessoas se constituem e se articulam no contexto social é condição proeminente para vencer os desafios do currículo nessa modalidade de educação”, destaca a professora da disciplina Didática II, Ivanete Lago Groh.

No CEJA os estudantes foram recepcionados pelo diretor geral, Paulo Sérgio Xiru, que apresentou a instituição, sua organização, estrutura e funcionamento, bem como as formas teórico-práticas, capazes de sustentar um projeto educacional participativo e democrático, que promova o desenvolvimento integral dos estudantes.

“A visita no CEJA foi muito significativa. Por meio dessa experiência foi possível aprender um pouco sobre os desafios e dificuldades, como também o processo de ensino-aprendizagem de jovens e adultos. Acredito que conhecer diferentes ambientes de ensino é essencial para a formação de futuros professores, uma oportunidade de agregar cada vez mais conhecimentos”, complementa a acadêmica Elisabete Prado.

Além de visualizar a estrutura e metodologia de ensino, na visita técnica os estudantes puderam vislumbrar uma das áreas de atuação profissional, que é apresentada ao longo da Graduação. Para complementar o que visualizaram in loco, os acadêmicos receberam na última segunda-feira (26), o professor de Inglês do CEJA, Alcino Müller, para uma roda de conversa.

Já nas próximas semanas, os estudantes planejarão atividades e aplicarão com os alunos do CEJA, vivenciando a experiência de trabalhar com esta modalidade de ensino.

UNIFEBE inaugura Laboratório de Maquetaria para curso de Arquitetura e Urbanismo
UNIFEBE

19 de abril de 2013