13 de fevereiro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

UNIFEBE sediará 6º Workshop de Mobilidade Sustentável em parceria com a Alemanha

Evento será realizado na instituição de 17 a 21 de fevereiro.

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) sediará de 17 a 21 de fevereiro, o 6º Workshop Mobilidade Sustentável. O evento realizado em parceria com a Universidade de Karlsruhe, da Alemanha, abordará nesta edição o tema “A cidade caminhável: o pedestre como protagonista do espaço urbano”.

Durante os cinco dias de programação, onze estudantes alemães e 14 acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Sistemas de Informação e Psicologia da UNIFEBE pesquisarão sobre o assunto. Com o auxílio dos professores e orientadores, os alunos aprofundarão o debate sobre a mobilidade urbana de Brusque, com o intuito de propor estratégias e ações para melhoria da caminhabilidade e deslocamento de pedestres no município.

Logo na abertura do evento, os estudantes receberão o Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido para Brusque, para que conheçam a realidade da cidade e o futuro cenário. Após o lançamento do desafio, os acadêmicos serão divididos em cinco equipes e passarão a pesquisar soluções inovadoras para pontos dos bairros Centro, Centro II, São Luiz, Águas Claras e Santa Terezinha.

A supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, ressalta que o intuito do evento é fomentar a pesquisa e a troca de experiências entre os dois países. “Os estudantes alemães têm um outro olhar sobre mobilidade e essa troca é enriquecedora para os nossos alunos e para nossa realidade. Esperamos que seja uma experiência ímpar, de muito conhecimento”, frisa.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que grandes trabalhos devem ser desenvolvidos durante o Workshop. “Sempre nos surpreendemos com a qualidade das pesquisas e sugestões feitas pelos acadêmicos, e dessa vez não será diferente. O tema é relevante e com boas ideias, podemos transformá-las em mudanças efetivas no nosso município”, enfatiza.

O Workshop Mobilidade Sustentável integra o projeto de Mobilidade Sustentável que o município de Brusque firmou com o Distrito de Karlsruhe que, por sua vez, está contido no macroprojeto “50 parcerias Municipais pelo Clima”.

Conferência Brasil e Alemanha ODS
Durante o Workshop, a UNIFEBE sediará a Conferência Brasil e Alemanha sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento também é fruto do Projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, e será realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro. Um dos intuitos da Conferência é visar o desenvolvimento de projetos de sucesso a serem aplicados nas regiões parceiras, bem como, reconhecer e valorizar os projetos realizados pelos participantes.

Curso de Direito da UNIFEBE promove visita técnica ao TJSC e seccional da OAB-SC
Direito

21 de novembro de 2023