notícias colégio
Notícias
15 de julho de 2015

Professores e alunos da UNIFEBE participam de evento internacional de computação

De 8 a 10 de julho, acadêmicos e professores de Sistemas de Informação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE participaram do “The 9-th International Conference on Complex, Intelligent, and Software Intensive Systems – CISIS-2015”, em Blumenau. A conferência científica internacional de computação foi realizada na FURB.

Esta foi a primeira vez que o Brasil recebeu o evento, que acontece alternadamente entre a Europa e a Ásia. Mais de 70 pesquisadores participaram dessa edição. A UNIFEBE foi representada com dois trabalhos científicos, ambos relacionados à gestão de enchentes do rio Itajaí-Mirim.

O primeiro “System Based on Cloud Computing for Hydrological Data Analysis Using Statistical Calculations” dos professores Pedro Sidnei Zanchett, de Sistemas de Informação e Janilson Lotério de Engenharia Civil, com os acadêmicos Wagner Correia e Emerson Amorim de Sistemas de Informação, apresenta um modelo computacional para apoiar a coleta e tratamento estatístico dos dados hidro meteorológicos da sub-bacia do rio Itajaí-Mirim.

O segundo trabalho, de autoria do professor Marcos Rodrigo Momo e dos acadêmicos Diogo de Souza Junior e Iago Freitas Cardoso de Sistemas, trata de um aplicativo para dispositivos móveis para avisar com antecedência a ocorrência de cheias, durante uma situação de evento climático adverso.

No primeiro e segundo dia do evento, os trabalhos foram apresentados pelos autores e no terceiro dia foi realizada a Sessão Livre para debater sua aplicabilidade e integração.

Além disso, o professor da UNIFEBE, Marcos Rodrigo Momo, recebeu o prêmio “Best of Paper Award” pelo trabalho “Cloud computing for Mapping Flood Susceptible Areas”, que propõe um modelo de arquitetura computacional para integrar serviços aplicados ao monitoramento e alerta de inundações na bacia hidrográfica do Vale do Itajaí.
Segundo o coordenador de Sistemas, Sérgio Rubens Fantini, além da participação do evento, destaca-se o trabalho interdisciplinar apresentado pelo curso em parceria com Engenharia Civil, resultado de projetos de iniciação científica na instituição.

“A preocupação dos autores em discutir questões de sustentabilidade é outro ponto importante. O sucesso da participação no evento motivará novos projetos e publicações de forma interdisciplinar e sustentável, envolvendo professores e acadêmicos”, acredita.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Divulgação
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

UNIFEBE realiza investimentos para melhorar a acessibilidade comunicacional
Tecnologia

UNIFEBE realiza investimentos para melhorar a acessibilidade comunicacional


22 de outubro de 2021
ENADE 2008 – Faltosos devem justificar ausência

ENADE 2008 – Faltosos devem justificar ausência


14 de novembro de 2008
Objetos esquecidos devem ser retirados no SOAE até 11 de dezembro

Objetos esquecidos devem ser retirados no SOAE até 11 de dezembro


16 de novembro de 2015
Skip to content