22 de julho de 2014

Professores falam sobre internacionalização e era digital em formação continuada

Internacionalização e o perfil do educador na era digital foram os temas da primeira noite de palestras da Formação Continuada do segundo semestre do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Na abertura do evento, o reitor Günther Lother Pertschy, citou importantes conquistas da instituição como os cursos avaliados com conceito acima de 4, em uma escala de 0 a 5, e as parcerias e convênios firmados.

"Tivemos fantásticas revoluções. Só posso agradecer o auxílio individual de cada um. Vocês são peças fundamentais para que isso aconteça”, declarou. Segundo o reitor, a formação continuada é um momento de reflexão sobre o desempenho, postura e envolvimento em sala de aula.

A relações internacionais da instituição, Ana Paula Bonatelli, ministrou a primeira palestra da formação:“A internacionalização na UNIFEBE: caminhos e possibilidades”. Segundo Ana, é importante falar sobre o tema porque a palavra chave da internacionalização é conexão.

“Nós temos que estar conectados com os professores porque eles levam o conteúdo diretamente aos acadêmicos e, assim, oferecer oportunidades. Alguns já conhecem, mas outros não sabem o que a gente pode fazer para internacionalizar”, diz.

Ana explica que a internacionalização não se dá apenas no intercâmbio de alunos, mas também com pesquisas no exterior e publicações de artigo, por exemplo.
Na mesma noite, a professora Simoni Urnau Bonfiglio palestrou sobre o “Perfil do Educador na Era Digital”. “Temos que nos atualizar pela necessidade de atender o público jovem. Como professores, precisamos nos atentar às formas de usar esses meios em adequação à nossa metodologia para que seja gerado conhecimento”, afirma a palestrante.

Programação

Na terça-feira, 22, a programação segue com a oficina “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle 2 – básico” com o professor Rogério Santos Pedroso das 16h às 18 no Laboratório de Informática I.

Às 19h, a formação continua com a palestra “Ambientalização e prática docente: o que eu tenho a ver com isto?” com a professora Mara Lúcia Figueiredo. Na quarta-feira, 23, as professoras Clara Maria Furtado e Eliane Kormann Tomazoni orientam a oficina “Plano de Ensino” no laboratório de Informática I.

Na quarta-feira, 23, os professores Everaldo da Silva e Joel Haroldo Baade palestram sobre “Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFEBE” a partir das 19h. Depois, a professora Juliana Torquato Luiz fala sobre “A articulação entre projetos e captação de recursos para diferentes frentes de pesquisa”.

Na quinta-feira, o professor Rogério Santos Pedroso leciona a oficina “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle 2 – básico” das 16h às 18h no Laboratório de Informática I. A partir das 19h, os professores Everaldo da Silva e Roberto Carlos Klann apresentam a palestra “Artigos Científicos: produção e publicação”.

O encerramento da formação será com a oficina “Plano de Ensino” com as professoras Clara Maria Furtado e Eliane Kormann Tomazoni no laboratório de Informática I das 16h às 18h.
A formação é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição pelo site www.unifebe.edu.br.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br