notícias colégio
Notícias
22 de julho de 2014

Professores falam sobre internacionalização e era digital em formação continuada

Internacionalização e o perfil do educador na era digital foram os temas da primeira noite de palestras da Formação Continuada do segundo semestre do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.
Na abertura do evento, o reitor Günther Lother Pertschy, citou importantes conquistas da instituição como os cursos avaliados com conceito acima de 4, em uma escala de 0 a 5, e as parcerias e convênios firmados.

"Tivemos fantásticas revoluções. Só posso agradecer o auxílio individual de cada um. Vocês são peças fundamentais para que isso aconteça”, declarou. Segundo o reitor, a formação continuada é um momento de reflexão sobre o desempenho, postura e envolvimento em sala de aula.

A relações internacionais da instituição, Ana Paula Bonatelli, ministrou a primeira palestra da formação:“A internacionalização na UNIFEBE: caminhos e possibilidades”. Segundo Ana, é importante falar sobre o tema porque a palavra chave da internacionalização é conexão.

“Nós temos que estar conectados com os professores porque eles levam o conteúdo diretamente aos acadêmicos e, assim, oferecer oportunidades. Alguns já conhecem, mas outros não sabem o que a gente pode fazer para internacionalizar”, diz.

Ana explica que a internacionalização não se dá apenas no intercâmbio de alunos, mas também com pesquisas no exterior e publicações de artigo, por exemplo.
Na mesma noite, a professora Simoni Urnau Bonfiglio palestrou sobre o “Perfil do Educador na Era Digital”. “Temos que nos atualizar pela necessidade de atender o público jovem. Como professores, precisamos nos atentar às formas de usar esses meios em adequação à nossa metodologia para que seja gerado conhecimento”, afirma a palestrante.

Programação

Na terça-feira, 22, a programação segue com a oficina “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle 2 – básico” com o professor Rogério Santos Pedroso das 16h às 18 no Laboratório de Informática I.

Às 19h, a formação continua com a palestra “Ambientalização e prática docente: o que eu tenho a ver com isto?” com a professora Mara Lúcia Figueiredo. Na quarta-feira, 23, as professoras Clara Maria Furtado e Eliane Kormann Tomazoni orientam a oficina “Plano de Ensino” no laboratório de Informática I.

Na quarta-feira, 23, os professores Everaldo da Silva e Joel Haroldo Baade palestram sobre “Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFEBE” a partir das 19h. Depois, a professora Juliana Torquato Luiz fala sobre “A articulação entre projetos e captação de recursos para diferentes frentes de pesquisa”.

Na quinta-feira, o professor Rogério Santos Pedroso leciona a oficina “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle 2 – básico” das 16h às 18h no Laboratório de Informática I. A partir das 19h, os professores Everaldo da Silva e Roberto Carlos Klann apresentam a palestra “Artigos Científicos: produção e publicação”.

O encerramento da formação será com a oficina “Plano de Ensino” com as professoras Clara Maria Furtado e Eliane Kormann Tomazoni no laboratório de Informática I das 16h às 18h.
A formação é gratuita e aberta à comunidade, mediante inscrição pelo site www.unifebe.edu.br.


Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Acadêmicas de Pedagogia participam de oficina de artes em visita ao Ateliê Arte Godê
Engenharia Civil

Acadêmicas de Pedagogia participam de oficina de artes em visita ao Ateliê Arte Godê


01 de abril de 2025
Calouros de Letras – Inglês vencem o Trote Solidário
Trote Solidário

Calouros de Letras – Inglês vencem o Trote Solidário


06 de setembro de 2019
UNIFEBE doa drone à Polícia Civil de Brusque
Tecnologia

UNIFEBE doa drone à Polícia Civil de Brusque


12 de dezembro de 2017
Skip to content