18 de outubro de 2010

Professores municipais recebem treinamento do ProUca na Unifebe

Na manhã desta segunda-feira, 18, cerca de 40 professores, diretores e secretários de escolas municipais receberam treinamento para utilizar os mais de 400 laptops, recebidos do Governo Federal, pela Secretaria de Educação de Brusque. A capacitação ocorreu no auditório e salas 24 e 25, do Bloco C da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, campus Santa Terezinha.
De acordo com a coordenadora estadual da Equipe de Formação e Pesquisa do Programa Um Computador por Aluno (ProUCA), Edla Maria Faust, 150 mil laptops são distribuídos em todo Brasil. "Trata-se de um mega programa. Atualmente estamos na fase piloto e somamos 300 escolas beneficiadas", destaca. "O objetivo é a inclusão digital e a promoção do nível socioeconômico das comunidades no entorno das escolas onde o projeto atuar", acrescenta.
Edla ressalta que a ideia do programa é de "pertencimento", ou seja, o computador é do aluno enquanto ele estiver na escola. "É meta do projeto que o estudante possa levar o equipamento para casa", enfatiza.

Internet
A coordenadora frisa que o ProUCA envolve pesquisa em tecnologia, no sentido de desenvolver um laptop barato, porém resistente. "É necessário também um bom desempenho para o uso educacional e comunitário", avalia.
Edla lembra que a instalação de internet banda larga nas escolas também faz parte da implantação do projeto. "Em 2012 o programa Banda Larga nas Escolas diz que todas as unidades escolares devem receber, gratuitamente das empresas de telecomunicação, a maior banda comercializável em sua região", comenta.

Mais laptops
Segundo a coordenadora o Governo Federal facilitará a compra de novos laptops pelas prefeituras que desejarem expandir o ProUCA em sua cidade.

Texto: Thayse Helena Machado

Curso na área contábil atrai profissionais à Unifebe

26 de agosto de 2009
Unifebe incentiva Campanha para Mesário Voluntário