notícias colégio
Notícias
09 de outubro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Profissionais conversam com estudantes de psicologia sobre empreendedorismo e demandas emergentes do mercado de trabalho

Rodas de conversa foram realizadas com acadêmicos da 10.ª fase

Na 10.ª fase do curso, os estudantes de Psicologia da UNIFEBE são desafiados a aplicar, com ainda mais ênfase, os seus conhecimentos acadêmicos para desenvolver projetos baseados em demandas reais. Para auxiliá-los nesse percurso, a professora Suelen Frainer, do componente curricular “Tópicos contemporâneos na Psicologia”, promoveu uma conversa entre os estudantes e profissionais da área.

O primeiro bate-papo foi com o egresso da UNIFEBE, psicólogo e líder multidisciplinar da Unimed de Brusque, Jones Ivan Dias. Na troca com os acadêmicos, Jones relatou sua trajetória profissional e discutiu demandas emergentes do mercado de trabalho, que poderiam ser refletidas em projetos de intervenção na psicologia. “Fiquei muito feliz em retornar ao local onde me formou como profissional para trazer um pouco da experiência que adquiri. Falar sobre esse assunto instiga os acadêmicos a pensar em estratégias de enfrentamento para as situações que irão passar quando estiverem no mercado de trabalho”, acrescenta Jones.

No segundo momento, os estudantes conversaram com a psicóloga Andressa Juliana de Oliveira, que apresentou o seu planejamento estratégico para empreender em Psicologia e como é importante cada profissional se atentar a isso desde o início da trajetória. “Trazer esse tema para a universidade faz diferença na preparação desses profissionais, tendo em vista que o curso de Psicologia nos forma para sermos psicólogos, mas não empreendedores. Saber minimamente empreender e desenvolver as competências necessárias para isso é essencial para muitos formandos que pensam em atuar principalmente na área clínica”, complementa a convidada.

Falar sobre o desenvolvimento de projetos de prestação de serviços e empreendedorismo é essencial, especialmente na 10.ª fase, enfatiza a professora Suelen. “Foi um prazer contar com a participação de dois convidados nesse desafio. Além de compartilhar a sua trajetória, Jones trouxe demandas emergentes do mercado de trabalho, para os nossos acadêmicos proporem soluções. Já a Andressa brilhou ao relatar como iniciou a sua carreira e, até hoje, mantém a sua posição como empreendedora, com conteúdos que vão muito além da psicologia. Agradeço imensamente a presença dos dois e espero que este seja o primeiro de muitos encontros”, enaltece.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Andréia Martins, o componente curricular “Tópicos contemporâneos na Psicologia” tem como objetivo proporcionar essa interação com profissionais de diversas áreas da psicologia. “Especialmente para os acadêmicos da 10ª fase é uma disciplina importante, porque instiga os acadêmicos a pensarem no planejamento desse novo ciclo, que é o término da vida acadêmica e o início de uma nova jornada como profissional, pensando em todos os âmbitos que a profissão possibilita”, esclarece a professora.

A acadêmica Beatriz Kohler participou dos dois momentos de interação com os profissionais da área. Segundo a estudante, essa experiência na universidade oferece ainda mais segurança para o início na carreira profissional. “O empreendedorismo não apenas permite que nos adaptemos às exigências do mercado, mas também nos capacita a inovar e criar soluções eficazes, garantindo um trabalho bem-sucedido e sempre dentro da legalidade. É um elemento essencial para quem deseja construir uma carreira autônoma na Psicologia”, pontua Beatriz.

Confira algumas fotos dos bate-papos:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Estilista italiano demonstra técnica de Moulage aos acadêmicos de Design de Moda
Internacionalização

Estilista italiano demonstra técnica de Moulage aos acadêmicos de Design de Moda


11 de abril de 2018
Palestra de abertura da SECONT reúne comunidade acadêmica

Palestra de abertura da SECONT reúne comunidade acadêmica


23 de setembro de 2009
População tem até dia 11 de setembro para participar da pesquisa sobre os impactos da COVID-19 na mobilidade de Brusque e região
Universidade Comunitária

População tem até dia 11 de setembro para participar da pesquisa sobre os impactos da COVID-19 na mobilidade de Brusque e região


21 de agosto de 2020
Skip to content