22 de agosto de 2014

Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas até o fim de setembro

Já pensou em cursar parte da graduação em alguma instituição de ensino superior no exterior? Com o Programa Ciências sem Fronteiras esse sonho pode se tornar realidade.

Os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE interessados em participar do projeto, podem se inscrever até 29 ou 30 de setembro, para as novas chamadas da graduação sanduíche, modalidade que permite realizar parte dos estudos em uma instituição estrangeira.

Ao todo são 21 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

A bolsa de estudos tem a duração de 12 meses, podendo estender-se até 18 meses, quando incluir curso de idioma. Os contemplados serão beneficiados com a mensalidade da bolsa, auxílio-instalação, auxílio material didático, passagens aéreas e seguro saúde.

Inscrições

Para concorrer, os estudantes devem fazer a pré-inscrição para o Programa Ciência sem Fronteiras com a relações internacionais da instituição, Ana Paula Bonatelli, na secretaria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – Proppex, sala 11 do Bloco C.

“Embora o aluno faça toda sua inscrição sozinho pelo site, esse momento de pré-inscrição na UNIFEBE é essencial para receber orientações porque a seleção é bem rigorosa. Esta é uma grande oportunidade, pois o programa cobre todas as despesas no exterior”, explica.

Os candidatos devem possuir nota igual ou acima de 600 em teste do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, realizado após 2009. Cada país possui chamada própria e alguns requisitos são diferenciados.
Caso o aluno se inscreva para mais de um país, apenas a última candidatura será considerada válida. Estudantes que já usufruíram da bolsa SWG não poderão ser contemplados novamente, mesmo após cumprimento do interstício exigido pela CAPES/CNPq.

Sobre o Programa

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Conheça as áreas contempladas pelo Programa:

• Engenharias e demais áreas tecnológicas;
• Ciências Exatas e da Terra;
• Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
• Computação e Tecnologias da Informação;
• Tecnologia Aeroespacial;
• Fármacos;
• Produção Agrícola Sustentável;
• Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
• Energias Renováveis;
• Tecnologia Mineral;
• Biotecnologia;
• Nanotecnologia e Novos Materiais;
• Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
• Biodiversidade e Bioprospecção;
• Ciências do Mar;
• Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
• Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
• Formação de Tecnólogos.

Mais informações pelo site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/ ou pelo e-mail internacional@unifebe.edu.br.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE recebe intercambistas alemães com atividades culturais