notícias colégio
Notícias
20 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Projeto em parceria com o Observatório Social desenvolve cultura de cidadania participativa em acadêmicos bolsistas da UNIFEBE

Cem estudantes contemplados com bolsas de estudo do Governo do Estado de Santa Catarina participam do projeto

Com a premissa de incentivar os acadêmicos a serem cidadãos mais ativos e participativos, o Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) desenvolve em parceria com o Observatório Social de Brusque o projeto Cidadania Participativa. Realizado com cem estudantes da instituição, o projeto é uma contrapartida dos acadêmicos contemplados com as bolsas do Artigo 170 Estudo, do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – Uniedu que prevê a realização de 20 horas semestrais de trabalho voluntário.

Neste semestre, os estudantes foram instigados a averiguar e fiscalizar os gastos públicos com obras e dispensas de licitação na área da saúde. Antes de iniciar o processo de investigação, os acadêmicos participaram de uma palestra e aula virtual com o coordenador nacional da Força Tarefa Cidadã, Ney da Nóbrega Ribas, que ensinou os estudantes a realizarem o levantamento de dados dos portais de transparência dos municípios.

Na segunda etapa do projeto, cada acadêmico recebeu cinco municípios de todo país e em cada um deles deveria averiguar uma obra e uma dispensa de licitação em saúde, obrigatoriamente. Para isso, os estudantes iniciaram um processo de pesquisa se o município cumpre com a lei do Portal da Transparência, e se esse portal é de fácil acesso e dispõe das informações de maneira correta.

A partir das informações do portal de transparência de cada cidade os estudantes preenchem um formulário virtual com os aspectos esperados e verificam se o site existe, se é fácil achar os itens, se há opção de pesquisa dentro do site e se todos os documentos estão lá.

Depois de avaliar o portal, o acadêmico é responsável por escolher, de cada uma das cincos cidades, uma obra e uma dispensa de licitação. Nessa etapa o aluno deve preencher o formulário com os documentos ou não, caso não haja. Na terceira fase do projeto o estudante aprofunda a investigação desses itens em cada documento, e analisa cada um dos contratos para ver se está tudo ali, novamente preenchendo um formulário propício para isso.

O tempo de execução do projeto fica por conta de cada bolsista, desde que atinja o tempo mínimo de 20 horas totais. Todo o processo de investigação e análise é acompanhado de perto pela equipe do Observatório Social de Brusque, que fornece videoaulas com o passo a passo e disponibiliza um monitor para sanar dúvidas.

De acordo com o diretor executivo voluntário do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd, a atividade é de apoio à Força Tarefa Cidadã, em parceria com o Observatório Social do Brasil, com Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União. Depois de prontos, os relatórios serão encaminhados para a CGU que analisará as pesquisas para que os órgãos de fiscalização e controle possam avaliar como está cada município. O objetivo é enviar os materiais elaborados para os municípios, para que eles melhorem cada vez mais os seus portais.

Cidadania Participativa

O acadêmico de Medicina e bolsista do Artigo 170 – Estudo, Bruno Arnon Bittencourt, escolheu o Cidadania Participativa para cumprir as horas voluntárias exigidas pela bolsa. Ele que ficou responsável por avaliar as cidades de Guaxupé e Heliodora, de Minas Gerais, Iretama, do Paraná, Ibarama, do Rio Grande do Sul, e o município de Itajaí, em Santa Catarina, acredita que por meio do projeto, os acadêmicos desenvolvem uma consciência cidadã diferente. “O trabalho do cidadão não deve ser apenas ir à urna, mas muito mais importante que isso é fiscalizar nos anos seguintes a eleição. O contato mais próximo com a cidadania de fato tende a, ao menos, criar uma pulga atrás da orelha. Principalmente se é o primeiro contato da pessoa com isso. Portanto, acho que sim, projetos assim são os primeiros tijolos na construção de uma cidadania mais forte. E quando se há uma sociedade cidadã de fato o país inteiro só se beneficia”, enaltece o acadêmico.

O diretor executivo voluntário do Observatório Social de Brusque, Evandro Gevaerd, ressalta que a parceria com a UNIFEBE é de longa data e estimula o acadêmico a se envolver ativamente como cidadão. “O projeto tem o intuito de disseminar o conceito de cidadania fiscal e contribuir para o fortalecimento da participação social, fomentando o envolvimento da sociedade nos assuntos como tributos e controle dos gastos públicos. Mais do que fiscalizar, o projeto atua na conscientização da relevância do envolvimento entre comunidade e gestão pública, inserindo os acadêmicos bolsistas da UNIFEBE nesta articulação social”, destaca Evandro.

Segundo a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, a parceria com o Observatório Social estreita os laços entre universidade e comunidade. “Além de fortalecer nosso papel comunitário, o projeto Cidadania Participativa relembra o estudante bolsista que, como cidadão e bolsista, ele tem um compromisso com a sociedade. E isso não é apenas de que ele deve ser um bom aluno e futuramente um ótimo profissional, mas sim que ele precisa ser um excelente cidadão”, conclui a reitora.

Este ano, além da Força Tarefa Cidadã, o grupo de estudantes bolsistas foi dividido em outras três ações do Observatório Social de Brusque. Os acadêmicos bolsistas dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, supervisionados pelo consultor de obras do Observatório, são responsáveis por fiscalizar e avaliar obras públicas realizadas nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Enquanto outro grupo trabalha, orientados por advogadas voluntárias, com a análise de contratos de prefeituras, outra equipe auxilia o Observatório Social de Brusque a atualizar o novo site.

Ao final do projeto a avaliação de desempenho dos acadêmicos é entregue à UNIFEBE, com o intuito de aprimorar as atividades propostas e a parceria firmada entre as duas instituições.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Integrantes do projeto “50 parcerias Municipais para o Clima até 2015” visitam o KIT

Integrantes do projeto “50 parcerias Municipais para o Clima até 2015” visitam o KIT


03 de julho de 2015
UNIFEBE receberá comitiva alemã da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe
Internacionalização

UNIFEBE receberá comitiva alemã da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe


06 de março de 2024
Inscrições abertas para ingressar no Coro da Unifebe
Egresso

Inscrições abertas para ingressar no Coro da Unifebe


23 de fevereiro de 2010
Skip to content