18 de março de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Projeto Estágio em Evidência possibilita contato de acadêmicas de Pedagogia com profissionais da rede pública de ensino

Estudantes receberam orientações para os estágios que realizarão nas escolas municipais

Realizado semestralmente com os estudantes do curso de Pedagogia da UNIFEBE, o projeto Estágio em Evidência visa apresentar aos acadêmicos a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, visto que o Estágio Supervisionado do curso é realizado nas escolas municipais. Nesse sentido, neste mês de março, três noites de roda de conversa foram realizadas entre futuras pedagogas e as profissionais da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da referida rede.

“O curso de Pedagogia da UNIFEBE se destaca no cenário nacional por oferecer práticas que valorizam o estudo teórico associado aos conhecimentos práticos, bem como pelos projetos inovadores no campo dos estágios. A socialização de experiências e vivências com a apresentação da proposta pedagógica pelos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino possibilita conhecer o trabalho realizado na rede e compreender a Política Nacional que se desenha para a Alfabetização das crianças, iniciando na Educação Infantil e se estendendo para o Ensino Fundamental”, explica a professora e coordenadora de Estágio, professora Ivanete Lago Groh.

Logo no primeiro dia, os acadêmicos da 5ª fase do curso receberam a diretora da Educação Infantil, Bruna Bernardes Coelho Pereira, e a coordenadora Milene Tavares Pereira. Já no segundo dia, a assessora dos Anos Iniciais, Irene Cristina Valim, conversou com as acadêmicas da 4ª, 5ª, 6ª e 7ª fases. O ciclo de bate-papo sobre a Rede Municipal de Ensino encerrou com a presença das professores e diretoras das escolas e centros de educação infantil que serão o campo de estágio das acadêmicas da UNIFEBE.

A estudante Ana Maria Hasckel foi uma das alunas da 4ª fase a participar da atividade. Para ela, que iniciará o Estágio Supervisionado no próximo semestre, a conversa com as profissionais possibilitou entender quais as metas e objetivos já foram alcançados na Rede Municipal de Ensino e o que se almeja para os próximos anos, em comparação com o definido nos âmbitos estadual e federal. “Acredito que esta conversa foi de suma importância, visto o teor dos assuntos abordados. Para nós, profissionais da educação, é fundamental entender como funciona a hierarquia administrativa, quem são os envolvidos nos assuntos da gestão escolar, bem como dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula e o nível de rendimento esperado para os estudantes”, pontua.

Estar em contato com a diretora e professora da sala em que irão estagiar, foi um dos pontos destacados pela acadêmica Katia Maurer, da 6ª fase. “Isso nos traz mais segurança em relação a planejar o projeto/plano de aula. O plano de aula é uma das partes mais complexas, pois é nesse ponto do estágio que surgem muitas dúvidas, se vamos propor vivências significativas, se vamos alcançar todas as crianças. Ter a abertura com a roda de conversa foi essencial para termos um norte nesse planejamento e conhecer um pouco sobre a realidade de cada turma e cada escola”, complementa.

Vivência e prática profissional

Os Estágios Supervisionados iniciam na 5ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE e, possibilitam, ainda durante a Graduação, que o estudante aprofunde as teorias e as práticas pedagógicas, vivencie e pratique seus conhecimentos na área.

No Estágio I (5ª fase), os acadêmicos realizam a observação e a construção da fundamentação teórica do projeto. No Estágio II (6ª fase), a elaboração dos planos de ação e aplicação no campo de estágio da Educação Infantil. Já no Estágio III (7ª fase), é o momento de observação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Estágio IV (8ª fase) a elaboração dos planos de ação e aplicação no campo de estágio dos Anos Iniciais.

“O estágio é a porta de entrada do acadêmico no mercado de trabalho. Orientado e supervisionado por profissionais experientes e graduados na área da Pedagogia, é um momento de aprofundamento teórico e prático, com experimentação, descobertas e identificação com o campo que pretendem atuar no futuro. Assim, a parceria com a Rede Municipal de Ensino é fundamental para este processo que visa, sobretudo, qualificar ainda mais a formação docente,  alinhar a proposta da Base Nacional Comum Curricular na prática e ainda, abrir possibilidades profissionais aos futuros pedagogos, e porque não dizer,  qualificando também o ensino municipal, já que muitas práticas planejadas pelos acadêmicos são inovadoras e exemplares”, conclui a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Atividade marca dia do profissional da Educação Física

02 de setembro de 2011