Realizado semestralmente com os estudantes do curso de Pedagogia da UNIFEBE, o projeto Estágio em Evidência visa apresentar aos acadêmicos a Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, visto que o Estágio Supervisionado do curso é realizado nas escolas municipais. Nesse sentido, neste mês de março, três noites de roda de conversa foram realizadas entre futuras pedagogas e as profissionais da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da referida rede.
“O curso de Pedagogia da UNIFEBE se destaca no cenário nacional por oferecer práticas que valorizam o estudo teórico associado aos conhecimentos práticos, bem como pelos projetos inovadores no campo dos estágios. A socialização de experiências e vivências com a apresentação da proposta pedagógica pelos profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino possibilita conhecer o trabalho realizado na rede e compreender a Política Nacional que se desenha para a Alfabetização das crianças, iniciando na Educação Infantil e se estendendo para o Ensino Fundamental”, explica a professora e coordenadora de Estágio, professora Ivanete Lago Groh.
Logo no primeiro dia, os acadêmicos da 5ª fase do curso receberam a diretora da Educação Infantil, Bruna Bernardes Coelho Pereira, e a coordenadora Milene Tavares Pereira. Já no segundo dia, a assessora dos Anos Iniciais, Irene Cristina Valim, conversou com as acadêmicas da 4ª, 5ª, 6ª e 7ª fases. O ciclo de bate-papo sobre a Rede Municipal de Ensino encerrou com a presença das professores e diretoras das escolas e centros de educação infantil que serão o campo de estágio das acadêmicas da UNIFEBE.
A estudante Ana Maria Hasckel foi uma das alunas da 4ª fase a participar da atividade. Para ela, que iniciará o Estágio Supervisionado no próximo semestre, a conversa com as profissionais possibilitou entender quais as metas e objetivos já foram alcançados na Rede Municipal de Ensino e o que se almeja para os próximos anos, em comparação com o definido nos âmbitos estadual e federal. “Acredito que esta conversa foi de suma importância, visto o teor dos assuntos abordados. Para nós, profissionais da educação, é fundamental entender como funciona a hierarquia administrativa, quem são os envolvidos nos assuntos da gestão escolar, bem como dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula e o nível de rendimento esperado para os estudantes”, pontua.
Estar em contato com a diretora e professora da sala em que irão estagiar, foi um dos pontos destacados pela acadêmica Katia Maurer, da 6ª fase. “Isso nos traz mais segurança em relação a planejar o projeto/plano de aula. O plano de aula é uma das partes mais complexas, pois é nesse ponto do estágio que surgem muitas dúvidas, se vamos propor vivências significativas, se vamos alcançar todas as crianças. Ter a abertura com a roda de conversa foi essencial para termos um norte nesse planejamento e conhecer um pouco sobre a realidade de cada turma e cada escola”, complementa.
Vivência e prática profissional
Os Estágios Supervisionados iniciam na 5ª fase do curso de Pedagogia da UNIFEBE e, possibilitam, ainda durante a Graduação, que o estudante aprofunde as teorias e as práticas pedagógicas, vivencie e pratique seus conhecimentos na área.
No Estágio I (5ª fase), os acadêmicos realizam a observação e a construção da fundamentação teórica do projeto. No Estágio II (6ª fase), a elaboração dos planos de ação e aplicação no campo de estágio da Educação Infantil. Já no Estágio III (7ª fase), é o momento de observação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Estágio IV (8ª fase) a elaboração dos planos de ação e aplicação no campo de estágio dos Anos Iniciais.
“O estágio é a porta de entrada do acadêmico no mercado de trabalho. Orientado e supervisionado por profissionais experientes e graduados na área da Pedagogia, é um momento de aprofundamento teórico e prático, com experimentação, descobertas e identificação com o campo que pretendem atuar no futuro. Assim, a parceria com a Rede Municipal de Ensino é fundamental para este processo que visa, sobretudo, qualificar ainda mais a formação docente, alinhar a proposta da Base Nacional Comum Curricular na prática e ainda, abrir possibilidades profissionais aos futuros pedagogos, e porque não dizer, qualificando também o ensino municipal, já que muitas práticas planejadas pelos acadêmicos são inovadoras e exemplares”, conclui a coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.