notícias colégio
Notícias
25 de novembro de 2014

Projeto “ROTAS DO ITAJAÍ” – Aprendendo com as melhores experiências em Turismo

O Projeto “Rotas do Itajaí – Aprendendo com as melhores experiências em Turismo, promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE contempla a realização de viagens técnicas para a observação da operação, gestão empresarial e estratégias de desenvolvimento de produtos turísticos segmentados, que são referência no país.

A viagem de estudos tem o objetivo de identificar, observar e analisar as melhores práticas em turismo de destinos nacionalmente reconhecidos, cujos modelos possam ser adaptados à cultura e às peculiaridades de Brusque e região.

Para a primeira viagem de estudos, a Serra Gaúcha foi identificada como o destino ideal por suas características similares à região de Brusque, especialmente, no que se refere à colonização, cultura, belezas naturais e perfil empreendedor.

Segundo a participante Fernanda Rezini, o projeto é inovador. “Acredito que tenha muito a acrescentar ao turismo de Brusque. Gramado, ícone nacional de Turismo como primeiro roteiro fez  que todos sentissem na pele o encanto dessa recepção. Achei a viagem muito interessante e proveitosa”, conta.
A viagem contou com a participação de 25 pessoas, contando acadêmicos do curso de Administração da UNIFEBE, egressos, membros da comunidade e o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Guabiruba, Sidnei Dematé.

Programação

Durante o “Rotas do Itajaí” foram observadas as melhores práticas e realizadas análises de possíveis itens que possam ser implementados na região de Brusque. Com foco no empreendedorismo, um dos locais que o grupo visitou foi a empresa Cristais de Gramado. Na opinião da acadêmica Daiane Aparecida Alves, a viagem proporcionou o desenvolvimento de uma visão empreendedora voltada ao turismo. “Foi possível observar as várias oportunidades de se empreender em turismo no Vale do Itajaí. Foi um aprendizado constante”, conta.

Para a participante Edda Glatz foi possível aprender muitas coisas novas, com destaque para a produção de cristais, que não conhecia. “Também gostei bastante da palestra sobre o Turismo de Gramado”, afirma. O assunto foi destaque em palestra realizada no Convention & Visitors Bureau da Região das Hortênsias. Na palestra também foram abordados temas como captação de eventos; sazonalidade; Natal Luz e empreendedorismo.

Na opinião da acadêmica Gisele Veber Ramos, a viagem serviu de inspiração. “No meu ponto de vista, de acordo com o que presenciamos na Serra Gaúcha, se firmarmos parcerias entre Governos Municipais e empresas de nossa região e criarmos autarquias voltadas para a execução e captação de turismo, conseguiremos atrair um grande volume de turismo, podendo oferecer os mais variados programas, desde viagens de estudo até lazer para todas as idades”.

O acadêmico Alessandro dos Santos Rosa compartilha a mesma linha de pensamento. “Foi uma viagem bastante proveitosa em que o turismo é um instrumento da criatividade que manifesta a capacidade da diversificação, gerando benefícios para o desenvolvimento de uma sociedade, promovendo o enriquecimento da cultura local, possibilitando o bem-estar humano. Turismo vem agregado de alternativas que promovem a exploração de potencialidades e capacidade de inovação”.

Ainda em Gramado, com foco nos temas qualidade no atendimento, preservação da cultura e apoio e envolvimento com a atividade turista regional, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma fábrica de chocolates e um café colonial.

Segundo Daniel Dognini Martin, egresso e aluno do curso de Pós-graduação da UNIFEBE, o grupo teve a oportunidade de identificar várias práticas que possam ser aplicadas em Brusque e região. “Estes itens identificados, com certeza, ajudarão a desenvolver o turismo local e torná-lo uma referência no estado de Santa Catarina”, diz.

Os participantes também conheceram o Natal Luz, com foco nas temáticas, planejamento de Marketing para o Turismo, apoio e envolvimento com a atividade turística regional. A atividade foi o destaque da viagem muitos dos participantes.

Segundo a acadêmica Deise Ludwig o Natal Luz de Gramado é inesquecível. “Definitivamente a melhor palavra que a cidade poderia ter escolhido para definir esse momento mágico que a cidade vive nessa época do ano e proporciona aos turistas que visitam e se encantam com essa bela cidade”, afirma.

Na manhã do segundo dia, o grupo seguiu para a cidade de Nova Petrópolis, para visitar o Memorial Padre Amstad, a Praça Theodor Amstad e a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com foco na temática cooperativismo e apoio e envolvimento com a atividade turística. O grupo também conheceu a Cervejaria Edelbrau, tendo como foco de estudos os temas preservação da cultura, empreendedorismo e planejamento de Marketing para o turismo.

Segundo o diretor de Turismo de Guabiruba Dematé, a viagem foi voltada ao estudo de como atrair turistas. “Os modelos que visitamos foram totalmente criados a partir de uma demanda que antes não existia e para isso muitas associações tiveram que se adaptar a várias mudanças de cultura para só assim criarem a fantástica Serra Gaúcha, onde hoje se reúnem em meio a tantas serras e verdes que às vezes é difícil saber o que é nativo ou o que foi construído, mas a lembrança de uma viagem desse porte é incrível, vale cada segundo”, declara.

Após o almoço numa Galeteria de cunho familiar caracteristicamente italiana, ainda em Nova Petrópolis, o grupo viajou a Bento Gonçalves, para conhecer o Parque Epopeia Italiana, onde a temática de estudo foi o resgate histórico e cultural, conhecendo ali um pouco da imigração italiana para o Brasil. Para a acadêmica Deise Ludwig é preciso lembrar a cultura dos nossos antepassados. “Não podemos deixar esse pedaço rico que existe em cada um de nós morrer. Não teve como não se emocionar ao ver a Epopeia Italiana, o que para algumas pessoas pode ser algo insignificante, para mim só aumentou o amor que sinto pela minha história, pelas minhas origens”.

Ainda em Bento Gonçalves, o grupo foi conhecer o Roteiro Caminhos de Pedra, com foco nas temáticas: associativismo, resgate histórico e cultural e parcerias para o turismo. No último dia da viagem de estudos, o grupo conheceu o Vale dos Vinhedos e a empresa Vinícola Miolo, excelente modelo de empreendimento, de onde seguiu viagem para conhecer o Canyon Fortaleza, situado a 23 Km de Cambará do Sul, parte do Parque Nacional da Serra Geral. A visita ao Canyon teve como tema de estudo: práticas sustentáveis e educação para o Turismo

“Sabe-se que o caminho para a mudança passa, necessariamente, pela educação. Segundo depoimento de alguns participantes, cada cidade visitada, cada palestra, cada ponto turístico, cada empreendimento visitado, além de ter proporcionado crescimento pessoal dentro da proposta do projeto, demonstrou fortemente a importância da educação para o turismo e mostrou que é possível estimular, amadurecer e fortalecer o turismo na região atendida pela UNIFEBE”, afirma a coordenadora do projeto, Rosemari Glatz.

Próximas etapas

Dando continuidade ao Projeto Rotas do Itajaí, as próximas etapas consistem na avaliação dos resultados, com tabulação e análise dos dados coletados pelos participantes, na sistematização final das informações técnicas com a organização das informações em relatório final e banco de boas práticas, finalizando com a disseminação do conhecimento no meio acadêmico, público e empresarial, com vistas a uma mudança que leve ao desenvolvimento da atividade turística na região atendida pela universidade comunitária.

“Por fim, cumpre ressaltar que o êxito das etapas iniciais do Projeto Rotas do Itajaí se deve, também, aos que acreditaram, de pronto, no potencial do projeto para a região, e contribuíram, de forma incondicional, com apoio e patrocínio. Com o tripé Educação nos seus vários níveis, Empreendimentos Privados e Políticas Públicas voltados para o Turismo, em alguns anos poderá ser constatada forte mudança – para melhor – na economia regional. A Terra é fértil e a semente foi plantada”, afirma Rosemari.

Texto: Rosemari Glatz
Fotos: Daniel Floriani

Postagens relacionadas

Informatizada a requisição de fotocópias para professores

Informatizada a requisição de fotocópias para professores


08 de setembro de 2009
Núcleo de Prática Jurídica participa de atividade no Dia da Mulher
UNIFEBE

Núcleo de Prática Jurídica participa de atividade no Dia da Mulher


10 de março de 2014
UNIFEBE e Colégio Amplo/UNIFEBE mantêm aulas suspensas nesta quarta-feira, 30
Comunicado

UNIFEBE e Colégio Amplo/UNIFEBE mantêm aulas suspensas nesta quarta-feira, 30


29 de maio de 2018
Skip to content