notícias colégio
Notícias
10 de novembro de 2014

Projeto Rotas do Itajaí passa por Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.

Texto: Rosemari Glatz
Imagens: Daniel Floriani

No segundo dia no Rio Grande do Sul, os participantes da 1ª viagem de estudos do Projeto Rotas do Itajaí, promovido pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, visitaram empreendimentos localizados nos municípios de Nova Petrópolis e Bento Gonçalves.

Durante a manhã, o roteiro se concentrou em Nova Petrópolis. A primeira empresa visitada foi a Cervejaria Edelbrau, que significa “Cervejaria Nobre”, fundada em 2011 no município, onde a cultura e a tradição germânica estão nas raízes de seu povo.

Além de conhecer o processo produtivo do empreendimento, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra que abordou os aspectos mercadológicos do negócio. A visita teve como foco de estudos as seguintes temáticas: preservação da cultura, empreendedorismo e planejamento de Marketing par o Turismo.

A segunda empresa visitada durante a manhã foi o restaurante conhecido como GaletonPiccolo Pollo, considerado o pioneiro no segmento no município. O empreendimento familiar atua há 23 anos no mercado. “Baseado nesse enfoque, constatou-se que os proprietários atuam diretamente no atendimento ao cliente e primam pela qualidade e pela preservação da cultura e tradições italianas”, conta a professora Rosemari Glatz, organizadora do projeto.

O último estudo realizado em Nova Petrópolis contemplou as temáticas: cooperativismo e apoio e envolvimento a atividade turística. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a primeira cooperativa de crédito fundada no Brasil. Na Casa Cooperativa de Nova Petrópolis ainda funciona uma unidade de atendimento da Sicredi Pioneira RS.

Dando continuidade aos trabalhos, na tarde do dia 7 de novembro, os participantes da viagem de estudos tiveram a oportunidade de assistir a peça “Epopeia Italiana”, que funciona no município de Bento Gonçalves e reproduz uma viagem ao passado, permitindo conhecer melhor a história da imigração italiana para o Brasil nos idos de 1875. Esta parte do estudo abordou os seguintes temas: empreendedorismo; resgate histórico e cultural.

Para fechar as atividades do dia, o grupo conheceu a região denominada “Caminhos de Pedra”. Retratando a história de um povo em forma de arquitetura, paisagens e costumes, o roteiro Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul. O percurso tem 12 km de extensão e resgata o passado em busca de valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. O estudo teve como foco os seguintes temas: Associativismo e parcerias para o turismo; Resgate histórico e cultural; Preservação da cultura; Apoio e envolvimento com a atividade turista regional.

No sábado, o grupo de estudos conheceu a Vinícola Miolo e participou de uma palestra. Em seguida realizou um tour pelo Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. As duas atividades têm como foco a preservação da cultura e empreendedorismo. Como última atividade da viagem de estudos, o grupo ainda vai realizar uma visita aos Cannyons, com foco na educação para a turismo e sustentabilidade.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Resultado do Processo Seletivo para novos Ingressantes no Coro da Unifebe – 2010.1

Resultado do Processo Seletivo para novos Ingressantes no Coro da Unifebe – 2010.1


25 de março de 2010
UNIFEBE sedia evento de soluções voltadas para cidades inteligentes
Inovação

UNIFEBE sedia evento de soluções voltadas para cidades inteligentes


25 de setembro de 2018
Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional

Abertas as inscrições para Bolsa de Estudo Institucional


02 de setembro de 2011
Skip to content