notícias colégio
Notícias
23 de outubro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Projetos de pesquisa são destaque em inovação

Estudos objetivam uma formação crítica, reflexiva e responsável ao acadêmico

Comprometida com a eficiência, qualidade e ética no Ensino Superior, a UNIFEBE trabalha com afinco em prol da pesquisa. O resultado do investimento nesta área rendeu à Instituição a aprovação de dois projetos no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), destinado ao apoio a grupos de pesquisa de instituições do Sistema Acafe.

Distintos, um dos projetos é voltado ao “Estudo de pavimentos porosos e estrutura permeável e de seu uso no contexto local”, e o outro à “Aplicação de Métodos de Simulação em Sistemas de Manufatura Inovadora em Micro e Pequenas Empresas”.

Os professores Alexandre Maines e Simone Sartori, respectivamente, são os responsáveis pelos trabalhos, que são desenvolvidos em conjunto por uma equipe qualificada e comprometida de outros docentes e acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Engenharia Civil.

A pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Edineia Pereira da Silva Betta, enfatiza que a Instituição tem se dedicado muito à pesquisa, com o intuito de colaborar com a comunidade.

— Procuramos agregar ao ensino e a extensão objetivando uma formação crítica, reflexiva e responsável ao nosso aluno, por meio de projetos reais no dia a dia em sala de aula. A aprovação desses dois projetos de pesquisa é reflexo deste trabalho. Enquanto um tem como foco contribuir com as pequenas e médias empresas, o outro busca soluções para a comunidade diretamente — ressalta.

Para a supervisora de pesquisa, Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, o trabalho dos pesquisadores da UNIFEBE é de dedicação e comprometimento.

— Com o apoio de acadêmicos que buscam sua iniciação científica, a pesquisa desenvolvida procura melhorar produtos e processos para a comunidade e região. A aprovação de projetos deste porte reflete a qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão que a Instituição promove através da atuação de professores e alunos — enfatiza.

Projetos

Estudo de pavimentos

A pesquisa destina-se ao estudo de parâmetros de desempenho de pavimentos porosos fabricados no contexto local e desenvolve um campo experimental de toda a estrutura permeável. Tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento multidisciplinar, proporcionando ao meio técnico e institucional instrumentos de resposta quantitativa de drenagem urbana e de subsídios ao planejamento urbano municipal.

Sistemas de Manufatura Inovadora

A pesquisa visa a integração entre universidade, organizações industriais e a sociedade ao incrementar o potencial de inovação e gestão de processos. É desenvolvido para otimizar os sistemas produtivos das organizações por meio da simulação computacional e física visando a melhoria do desempenho operacional das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e região.

Relevância internacional

Além da aprovação na Fapesc, outros trabalhos de pesquisa da UNIFEBE se destacam. Recentemente foi publicado na Revista Química Têxtil — renomada no setor — artigo científico da acadêmica de MBA em Gestão da Cadeia Têxtil, Deise Amorim Doginini, com orientação dos professors Wallace Nóbrega Lopo e Rosana Paza. A pesquisa intitula-se “O uso do eletrólito no tingimento de corantes naturais”.

Os professores do curso de Engenharia Mecânica também emplacaram publicações de alto nível no Journal Wear e no International Journal of Refrigeration — periódicos A1 conforme a classificação da CAPES, que representam períodos de elevado fator de impacto em nível internacional.

— As publicações são de nível mundial e refletem a relevância e qualidade do trabalho desenvolvido pelo curso — enfatiza o coordenador, professor Dr. Denis Boing.

Confira as publicações

Prof. Dr. Eng. Denis Boing

Journal Wear

(An International Journal on the Science and Technology of Friction, Lubrication and Wear) 

Limiting conditions for application of PVD (TiAlN) and CVD (TiCN/Al2O3/TiN) coated cemented carbide grades in the turning of hardened steels

Three-dimensional wear parameters and wear mechanisms in turning hardened steels with PCBN tools

Investigation of the progressive wear of individual diamond grains in wire used to cut monocrystalline silicon

Journal: Procedia CIRP

Tool Performance Assessment based on Three-Dimensional Tool Wear Rate

Profa. Ma. Susan Thiessen

Journal: International Journal of Refrigeration

A study on the effectiveness of applying vacuum insulation panels in domestic refrigerators

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Edital Proppex n° 01/2010 – Sel. de Candidatos – Bolsas de Estudo para o 1o Semestre Letivo de 2010

Edital Proppex n° 01/2010 – Sel. de Candidatos – Bolsas de Estudo para o 1o Semestre Letivo de 2010


11 de fevereiro de 2010
Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para a Secretaria Acadêmica – 05/03/2010

Resultado Final do Processo Seletivo de Estagiário para a Secretaria Acadêmica – 05/03/2010


05 de março de 2010
UNIFEBE transfere atendimento do NPJ para Santa Terezinha

UNIFEBE transfere atendimento do NPJ para Santa Terezinha


05 de agosto de 2014
Skip to content