O átrio do Bloco A da UNIFEBE recebeu a 2.ª edição da Feira de Matemática do curso de Pedagogia. Quem percorreu o espaço durante a iniciativa pôde participar e conhecer diferentes atividades interativas, jogos e exposições que abordaram a área do conhecimento na educação básica.
Os projetos foram desenvolvidos por acadêmicos da 6.ª fase do curso, como parte do componente curricular de Matemática: Saberes e Práticas. Conforme a professora Tamily Roedel, a atividade é um lembrete de que a Matemática está presente na vida e na rotina de todos.
“O trabalho com projetos permitiu aos acadêmicos explorarem diversas aplicações da matemática no cotidiano, desmistificando o tabu que envolve esse componente curricular”, afirma.
Conforme a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, a programação reforça a importância de repensar o ensino da disciplina desde os primeiros anos de escolaridade. Segundo ela, a Feira reforça a importância de formar professores capazes de despertar a curiosidade, o raciocínio lógico e o prazer em aprender entre os estudantes.
“Educar com esse olhar é essencial para que a matemática ocupe o lugar que merece: o de construir pensamento, promover descobertas e ampliar horizontes”, descreve. “É inspirador ver nossos acadêmicos transformando a matemática em experiências significativas e conectadas à realidade das crianças. A forma como esse conhecimento é apresentado faz toda a diferença. Quando a matemática é vivida de maneira criativa, lúdica e contextualizada, ela deixa de ser um desafio e se tornar uma linguagem para compreender o mundo”, afirma a coordenadora.
Novas práticas
Para a acadêmica Alissa Borges, a experiência colaborou para proporcionar uma visão mais próxima da percepção que os estudantes têm de eventos do tipo. Segundo ela, a ação contribui para o desenvolvimento de práticas que facilitem compreensão da matemática.
Na avaliação da acadêmica, ao se trabalhar o tema durante o curso, além de promover a reflexão e o desenvolvimento de habilidade, colabora com o desenvolvimento técnico necessário para abordá-lo.
“Trazer o lúdico para a matemática faz toda a diferença, e foi justamente isso que trouxemos para a Feira. Atualmente, são crianças desmotivadas, que não enxergam sentido na matemática ao longo de toda a educação básica. Como futura pedagoga, é fundamental desenvolver práticas que os envolvam e incentivem as crianças desde a educação infantil, por meio da escolha de temas atrativos e que sejam do interesse delas”, descreve.
Projetos participantes
Calculando a rota – Luiza Flavia Kriscinski
Tartarumática: Um mergulho matemático nas tartarugas do litoral catarinense – Joana Vitória Krauss e Gabrieli da Silva Bonecher
Matemática no carrinho: Educação financeira para todos – Gabriel Tainan Radavelli
Contando no galinheiro – Luana de Oliveira Lopes e Mylena Rezini
Os sapinhos matemáticos: Brincando e aprendendo – Jheniffer Kaylani dos Santos e Rebeca Regina Alves de Jesus
Bingo das operações: Ensino Lúdico de Matemática para as crianças – Eloisa Pavesi Cosme e Naiara Schlosser
Capivara em números – Fernanda Caroline Lopes e Kailaine Schlindwein
Desafios submarinos – Alissa Fernanda Borges e Renata Raulino
Exploradores da matemática: O tabuleiro – Angela Tormena e Rafaela Haveroth
Desafio do relógio – Elen Maestri Schneider e Lígia Perazza
Caça ao Número Sustentável- Luciclaudia Santos Silva e Patricia Monteiro dos Anjos
Matemática no reino animal: explorando os mamíferos do zoo – Emanueli Regina de Souza e Isabel dos Santos Souza Barreto
Ludicidade e matemática: O ensino das formas geométricas por meio do jogo didático “bingo” – Elisama Barbosa