19 de abril de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Publicidade e Propaganda cria Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Cultura

Este é o primeiro núcleo de pesquisa do curso

Investigar fenômenos da comunicação de massa como elementos constitutivos dos estudos sociais do século XXI é uma das bases do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Cultura (NPCC) — o primeiro núcleo de pesquisa do curso de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE.

Criado em abril, o NPCC é liderado pelos professores Rafael Zen e Ricardo Weschenfelder e conta com outros oito pesquisadores convidados. A criação do núcleo também marca uma parceria do curso no âmbito da internacionalização, tendo como pesquisadores estrangeiros os professores Bruno Mendes da Silva e Paulo Falcão Alves da Universidade de Algarve, de Portugal.

Conforme Zen, o intuito do NPCC é investigar fenômenos da comunicação de massa como elementos constitutivos dos estudos sociais do século XXI, conduzindo as pesquisas ao âmbito da sociologia da cultura.

— Compreendemos que a curso de Publicidade e Propaganda, além de formar profissionais prontos para o mercado de trabalho, deve instaurar um ambiente de questionamentos sobre o passado, presente e futuro da profissão — explica Zen.

O NPCC deve publicar nos próximos meses pesquisas sobre comunicação ativista, perspectivas culturais a partir da ótica da comunicação de massa e provocações sobre o papel social da publicidade.

A partir do projeto Jovens Pesquisadores do curso de Publicidade, atualmente o NPCC coordena as seguintes pesquisas: “Pela profanação da publicidade: Foucault, Agamben e a manutenção dos discursos queer pela comunicação publicitária ativista”, pela linha de pesquisa em Comunicação Social; e “Mídias alternativas on-line: um instrumento criativo no planejamento publicitário”, pela linha de pesquisa em Publicidade e Propaganda.

Acadêmicos de Administração apresentam trabalhos finais

22 de junho de 2012
Últimas vagas para Seleção pelo Histórico Escolar – 2011.1