Com objetivo de promover momentos de reflexão e discussão de temas ligados à contabilidade, teve início na noite desta quarta-feira, 29 de setembro, a 13ª Secont (Semana do Curso de Ciências Contábeis) da Unifebe – Centro Universitário de Brusque. O palestrante da noite foi o diretor-presidente da empresa ACTUS Auditores Independentes S/S e da LEARNED Consultores Associados, Manfredo Krieck, que falou sobre o tema "Convergência das Normas Contábeis Brasileiras para as Normas Contábeis Internacionais".
O evento segue até sexta-feira, 1º de outubro (ver programação). Para participar acadêmicos e membros da comunidade devem levar um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será doado para o Lar Menino Deus.
Esteve presentes na noite de abertura o Vice-Reitor da Unifebe; Antônio Carlos Schlindwein; o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes; o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Roberto Carlos Klann; o presidente do Diretório Central dos Estudantes – DCE, Maicon Cesar Crispim e o representante do Sindicato dos Contabilistas, Cláudio Roberto Bonamente.
Abertura
O coordenador de Ciências Contábeis recepcionou o público e agradeceu a presença de todos. Em seguida o Pró-Reitor de Ensino de Graduação ressaltou a relevância do tema da noite e agradeceu aos alunos de outras instituições, que acompanhavam o evento. "Os debates desta semana trarão grande oportunidade de desenvolvimento aos nossos acadêmicos. Com certeza a experiências dos profissionais irá contribuir de forma significativa para o aprendizado dos estudantes e professores", disse Schlindwein.
Maicon Dognini, 20 anos, é aluno do oitavo período de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino da região. Ele e sua turma assistiram à palestra para utilizar posteriormente as informações em um trabalho. "Acho importante esses eventos quando o tema tem relação com nossa área", ressaltou.
A estudante da Unifebe, Greice Kely Farias, 20 anos, cursa o terceiro período. Para ela a Secont é importante por tratar de temas que não são abordados com profundidade em sala de aula, por falta de tempo. "São temas bem atuais", observou.
A palestra
Manfredo Krieck utilizou o telão para expor o tema aos presentes. De acordo com ele, a convergência das normas contábeis brasileiras para as normas contábeis internacionais não é um tema novo, mas ainda resulta em muitas dúvidas e controvérsias por parte de profissionais da área.
O palestrante disse que a contabilidade existe como ciência social para ajudar as pessoas, que atuam dentro das organizações e geram riquezas, as quais precisam ser controladas. "Por isso o seu objeto de estudo é exatamente o controle do patrimônio", resumiu.
Para ele, a contabilidade se materializa através de uma linguagem que serve para comunicar os resultados da situação econômica e financeira de uma entidade, em um dado momento. "Essa linguagem até pouco tempo era uma ‘Torre de Babel’. Os investidores pelo mundo afora não tinham uma linguagem única para analisar demonstrações contábeis produzidas por organizações ao redor do mundo. Surge então, a necessidade de uniformizar a linguagem", explicou.
Serviço:
O que? Semana de Contábeis
Quando? De 29 de setembro a 1º de outubro
Local: Anfiteatro do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), na rua Manoel Tavares, 52, Centro – Brusque/SC
Horário: A partir das 19h
Ingresso: Um quilo de alimento não perecível
Confira a programação da segunda e última noite:
30 de setembro: Palestra "Terceiro Setor – Visão Contábil e Tributária", com Sylmo Anderson da Silva;
1º de outubro: Palestra "Da Contabilidade para o Controle Gerencial nas Organizações: um grande desafio contemporâneo", ministrada por Fábio Frezatti.
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Thayse Helena Machado