notícias colégio
Notícias
26 de outubro de 2012

Rede Feminina de Combate ao Câncer faz conscientização na UNIFEBE

Na noite de 24 de outubro, duas voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque promoveram uma conscientização para os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE contra o Câncer de Mama.


Foi feita distribuição de panfletos explicativos, orientação e o incentivo para que as mulheres façam anualmente o exame preventivo. Além da mamografia, alguns hábitos simples podem ser adotados para diminuir os riscos de um câncer de mama:

– Mantenha o peso dentro da faixa aceitável;
– Pratique exercícios com frequência;
– Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas;
– Evite fumar;
– Evite o estresse;
– Faça o autoexame apalpando as mamas e visualizando qualquer alteração em seu aspecto, como um caroço ou endurecimento, alguma região mais quente, inchada, vermelha ou escura na mama ou mudança de forma ou tamanho (“covinha” ou enrugamento da pele);
– Atente para os sintomas e procure um médico em caso de coceira, descamação ou inversão do mamilo (o bico da mama volta-se para dentro), ou sinais de secreção, além de dor contínua em alguma parte da mama;
– a partir dos 15 anos de idade, faça ao menos um exame clínico por ano com médico ou enfermeira capacitada.


A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque tem um grupo de voluntárias presta atendimento a mulheres portadoras e/ou em tratamento de câncer do colo de útero e mamas. Este grupo se reúne todas as segundas feiras das 14h às 17h na sede da entidade. O grupo conta com seis voluntárias, uma psicóloga, uma psicopedagoga e uma fisioterapeuta.


Também há o atendimento médico onde são realizados os exames preventivos (papanicolau) e palpação de mama. Antes do atendimento médico as pacientes são entrevistadas pelas voluntárias de plantão, que dão total apoio à paciente que estiver necessitada.

Serviço:
Endereço: Rua João Archer, 32 – Maluche
Telefone: (47) 3351.0200
E-mail: rede@redefemininabrusque.com.br


Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

Postagens relacionadas

Unifebe comemora o Dia do Administrador

Unifebe comemora o Dia do Administrador


06 de setembro de 2007
Primeira turma de Educação Física apresenta TCCs

Primeira turma de Educação Física apresenta TCCs


20 de junho de 2007
Unifebe assina contrato com Instituto Gene

Unifebe assina contrato com Instituto Gene


19 de dezembro de 2008
Skip to content