O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Günther Lother Pertschy e os demais reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe participaram na tarde de quarta-feira, 27, da cerimônia que marcou o ato de qualificação do funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs), por meio da lei 12.881/2013. O evento foi realizado no campus da Universidade do Vale do Itajaí – Univali e homenageou a presidente da República, Dilma Rousseff, pela sanção da referida lei.
“O dia de hoje foi muito especial para o ensino superior. A aprovação desta Lei foi um grande avanço e entra para a história da educação no país. Queremos agora que o Brasil entenda o que são as universidades comunitárias”, declarou Pertschy.
Com o reconhecimento das instituições comunitárias, o governo federal permite, entre outras medidas, a participação delas na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas e com fins lucrativos. Em Santa Catarina, 14 instituições de ensino superior comunitárias, como a UNIFEBE, atendem cerca de 200 mil alunos em 53 municípios.
A sanção da lei ocorreu no dia 13, e é resultado de esforço coletivo de diversas associações nacionais e instituições de ensino. Em Santa Catarina foram capitaneados pela Acafe, que também teve apoio da bancada catarinense, quando diversos deputados e senadores assumiram a relatoria do projeto em diferentes fases da tramitação no Congresso Nacional, o que contribuiu para o reconhecimento dos demais estados ao papel das instituições comunitárias de Santa Catarina.
Agradecimento e homenagem
Acompanhada de diversas autoridades a presidente Dilma declarou ter ficado emocionada com a homenagem dos reitores e destacou que as universidades comunitárias se destacam sob três aspectos: a interiorização do ensino, o fato de serem produtos de uma ação de cooperação da sociedade e a percepção da importância para o Brasil de priorizar a educação. “É obrigação nossa – do legislativo e executivo – perceber a importância do projeto das comunitárias. Hoje, vocês me agradecem pela sanção da lei, mas o Brasil é que deve agradecer o trabalho realizado por estas instituições que contribuíram para formar profissionais das diversas áreas”, afirmou.
O governador de Santa Catarina Raimundo Colombo também elogiou o modelo das comunitárias, dizendo que elas são uma benção para o desenvolvimento do Estado. “Essa conquista não veio de graça. É resultado de muito trabalho”, destacou.
O presidente da Acafe Mário Cesar dos Santos foi aplaudido de pé após o seu discurso. Bastante emocionado com a conquista, assim como os demais reitores, ele declarou que tão especial quanto a presença da presidente em Itajaí foi a aprovação da dei das comunitárias. “Obrigada por acreditar na contribuição que nossas universidades fazem e ainda farão pelo Brasil. Nossa gratidão a todos que nos ajudaram”, disse ele, que concluiu sua fala enaltecendo a importância de termos no Brasil não apenas craques do futebol, mas craques da educação, ciência e inovação.
Texto: Thayse Helena Machado
Fotos: Thayse Helena Machado e Roberto S. Filho
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social