notícias colégio
Notícias
27 de novembro de 2013

Reitor da UNIFEBE participa de evento em homenagem à presidente da República

O reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE Günther Lother Pertschy e os demais reitores da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe participaram na tarde de quarta-feira, 27, da cerimônia que marcou o ato de qualificação do funcionamento das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICEs), por meio da lei 12.881/2013. O evento foi realizado no campus da Universidade do Vale do Itajaí – Univali e homenageou a presidente da República, Dilma Rousseff, pela sanção da referida lei.


“O dia de hoje foi muito especial para o ensino superior. A aprovação desta Lei foi um grande avanço e entra para a história da educação no país. Queremos agora que o Brasil entenda o que são as universidades comunitárias”, declarou Pertschy.


Com o reconhecimento das instituições comunitárias, o governo federal permite, entre outras medidas, a participação delas na destinação de recursos orçamentários e em editais reservados para instituições públicas, diferenciando-as de instituições privadas e com fins lucrativos. Em Santa Catarina, 14 instituições de ensino superior comunitárias, como a UNIFEBE, atendem cerca de 200 mil alunos em 53 municípios.


A sanção da lei ocorreu no dia 13, e é resultado de esforço coletivo de diversas associações nacionais e instituições de ensino. Em Santa Catarina foram capitaneados pela Acafe, que também teve apoio da bancada catarinense, quando diversos deputados e senadores assumiram a relatoria do projeto em diferentes fases da tramitação no Congresso Nacional, o que contribuiu para o reconhecimento dos demais estados ao papel das instituições comunitárias de Santa Catarina.

Agradecimento e homenagem


Acompanhada de diversas autoridades a presidente Dilma declarou ter ficado emocionada com a homenagem dos reitores e destacou que as universidades comunitárias se destacam sob três aspectos: a interiorização do ensino, o fato de serem produtos de uma ação de cooperação da sociedade e a percepção da importância para o Brasil de priorizar a educação. “É obrigação nossa – do legislativo e executivo – perceber a importância do projeto das comunitárias. Hoje, vocês me agradecem pela sanção da lei, mas o Brasil é que deve agradecer o trabalho realizado por estas instituições que contribuíram para formar profissionais das diversas áreas”, afirmou.


O governador de Santa Catarina Raimundo Colombo também elogiou o modelo das comunitárias, dizendo que elas são uma benção para o desenvolvimento do Estado. “Essa conquista não veio de graça. É resultado de muito trabalho”, destacou.


O presidente da Acafe Mário Cesar dos Santos foi aplaudido de pé após o seu discurso. Bastante emocionado com a conquista, assim como os demais reitores, ele declarou que tão especial quanto a presença da presidente em Itajaí foi a aprovação da dei das comunitárias. “Obrigada por acreditar na contribuição que nossas universidades fazem e ainda farão pelo Brasil. Nossa gratidão a todos que nos ajudaram”, disse ele, que concluiu sua fala enaltecendo a importância de termos no Brasil não apenas craques do futebol, mas craques da educação, ciência e inovação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Thayse Helena Machado

Fotos: Thayse Helena Machado e Roberto S. Filho

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
 

Postagens relacionadas

UNIFEBE realiza formação continuada para os professores da rede municipal de Brusque
UNIFEBE

UNIFEBE realiza formação continuada para os professores da rede municipal de Brusque


19 de maio de 2016
Agenda da Semana – De 14 a 19 de março

Agenda da Semana – De 14 a 19 de março


16 de março de 2016
Prorrogado aditamento 2016.2 FIES
UNIFEBE

Prorrogado aditamento 2016.2 FIES


01 de novembro de 2016
Skip to content