27 de agosto de 2010

Congresso é encerrado com sucesso

Nesta sexta-feira, dia 27, foi realizado o encerramento do I Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, promovido pela Unifebe – Centro Universitário de Brusque. O evento, que reuniu cerca de 400 pessoas em cada noite, permitiu a troca de conhecimento entre os palestrantes e participantes do Congresso. A última noite de palestrar começou com a apresentação cultural de Jeison Tillmann.

O coordenador da sessão de palestras foi o engenheiro Rafael Agnelli Mesquita, que inicialmente convidou o gerente de Inovação da Bunge, Wanderley Correia, para abordar o tema "Gestão da Inovação". Correia compartilhou um pouco da sua experiência na Bunge, apresentando um panorama da empresa, as práticas de inovação e sustentabilidade.

A segunda palestra da noite foi sobre "Pesquisas e Inovações Tecnológicas na Engenharia Geotécnica – Estudos de Solos", com o sócio-gerente da Geoforma Engenharia Ltda., Edgar Odebrecht. Ele fez uma breve explanação sobre a engenharia civil e a engenharia geotécnica e discorreu sobre o cenário dos deslizamentos ocorridos em 2008 nesta região de Santa Catarina. Odebrecht também falou sobre técnicas correntes de contenção e materiais utilizados.

Na sequência, o responsável pelo Departamento de Design de Refrigeração, Cocção e Condicionadores de Ar, Fernando Pereira Pruner, falou sobre "Design Industrial e Inovação na Whirlpool Eletrodomésticos" que abordou a interpretação da empresa na área de inovação e design e o foco com que atua no mercado. "Nossa empresa está na casa de quase todo mundo no Brasil, mas as pessoas geralmente não sabem, nós competimos com experiências, sensações e memórias", ressaltou, comparando a geladeira, que é um produto produzido pela Whirlpool,com diversos outros objetos de consumo.

Depois de aberto para as perguntas dos congressistas o protocolo foi encerrado com o agradecimento aos incentivadores do evento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, do Ministério de Ciência e Tecnologia e das empresas Ciser, Mensageiro dos Sonhos e Rosetur.

Texto: Lisiane Moraes

Estudantes de empreendedorismo visitam incubadoras de base tecnológica