notícias colégio
Notícias
27 de março de 2012

Reitor participa de reunião com Ministro da Educação

Viagem para Brasília UNIFEBEO reitor do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, e outros 38 reitores de universidades que também compõem a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – ABRUC estiveram reunidos em Brasília com o ministro de Educação, Aloizio Mercadante, para tratar da inclusão das instituições de ensino superior comunitárias na Constituição Federal.

Um ofício foi entregue com as ações desenvolvidas pelas instituições solicitando o apoio do ministro da Educação. “As atividades desenvolvidas poderão ser intensificadas se contarem com o apoio e parceria do Governo Federal. Para tanto é necessária a criação de uma legislação específica para a regulamentação e reconhecimento desse modelo de ensino, que comprovadamente vem demonstrando sua atuação e compromisso com o desenvolvimento do estado”, diz o ofício assinado pelo presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE, Mário Cesar dos Santos.

Em Santa Catarina são 14 as universidades comunitárias que integram o Sistema Acafe e contam com 148 mil alunos. Somente em 2010, realizaram gratuitamente programas de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania a mais de 1,5 milhão de catarinenses. Entretanto, as dificuldades da falta de uma legislação clara referente as instituições comunitárias acarretam situações como o não acesso a editais com recursos públicos federais. “Em editais do Poder Público é comum a UNIFEBE, Univali, Univille e outras instituições nesta situação não serem contempladas, pois não são públicas, nem privadas”, destaca o reitor da UNIFEBE.

De acordo com Günther, o Projeto de Lei 7639/2010 tramita na Câmara dos Deputados e o cenário para aprovação da lei é positivo. “A reunião foi extremamente positiva, pois o ministro conhece nossa realidade por já ter lecionado em uma instituição comunitária. Na sua fala, ele demonstrou ser pontual, objetivo e sabe que o Brasil não vai atingir as metas no Ensino Superior até 2020 sem o auxílio das comunitárias”, avaliou ele, destacando que saiu muito esperançoso da reunião.

Se aprovado o Projeto de Lei, a UNIFEBE poderá receber recursos públicos para investimentos na educação, auxiliando mais no desenvolvimento social e educacional de Brusque e região.

Além da UNIFEBE, integram o Sistema Acafe:

FURB, UnC, UNIBAVE, UNERJ, UNESC, UNIDAVI, UNIPLAC, UNISUL, UNIVALI, UNIVILLE, UNOCHAPECÓ, UNOESC, UNIARP

Texto: Suelen Cerbaro/Foto: Divulgação

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Evento de Tecnologia em Produção Têxtil promove quatro palestras

Evento de Tecnologia em Produção Têxtil promove quatro palestras


20 de maio de 2009
Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Estagiário para a Secretaria das Coordenações

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Estagiário para a Secretaria das Coordenações


03 de abril de 2008
Engenharia Civil promove visita técnica ao Bloco da Saúde
Visita técnica

Engenharia Civil promove visita técnica ao Bloco da Saúde


03 de março de 2020
Skip to content