29 de junho de 2018
Arthur Timm

Reitor prestigia evento em comemoração aos 50 anos da Unesc

Solenidade foi realizada em Criciúma

O reitor da UNIFEBE e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor doutor Günther Lother Pertschy prestigiou em Criciúma as celebrações pela passagem dos 50 anos da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). A Instituição comemorou meio século de história na sexta-feira, 22 de junho.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou que a Instituição foi construída com a participação de toda a região.

— Este é um momento histórico. O dia em que nos reunimos para olhar e refletir sobre o passado com gratidão, e trabalhar no presente com olhos no futuro. Somos uma universidade construída com a força da sociedade — conta.

Luciane fez deferência ao fundador da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), Ruy Hülse, prefeito de Criciúma em 1968.  “Deste gesto do doutor Ruy Hulse, que refletiu ousadia, comprometimento e visão, hoje colhemos os frutos. Nossa região foi impactada por um período de desenvolvimento importante. Cinco décadas se passaram e hoje temos um caminho pavimentado no conhecimento e repleto de significados.

Segundo Pertschy, a cerimônia, que contou com homenagem a importantes nomes ligados à história da Instituição, fez com que todos percebessem um pouco mais como as Instituições do Sistema Acafe são importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma região.

— Foi um momento de grande emoção que mostra o comportamento e o cotidiano de uma universidade que foi idealizada pela comunidade e hoje faz parte dessa comunidade, onde seu intuito é trazer respostas e soluções para o desenvolvimento da sociedade. Falar sobre uma Instituição Comunitária, falar sobre a Unesc, resume-se em emoção, história e sucesso — ressalta.

O reitor também parabenizou à reitora Luciane, ao vice-reitor Daniel Preve e toda equipe que fez parte dessas cinco décadas de trabalhos voltados à comunidade.

— Ficamos muito contentes por fazer parte desse momento. Parabéns a esta comunidade, pois a Unesc nasceu dela. Comemorem muito esses primeiros 50 anos. Da forma que está sendo conduzida e das lideranças que vão dar continuidade, iremos comemorar muitos outros 50 anos da Unesc — afirma Pertschy.

Turma de Moda cria desenhos e esculturas para exposição
UNIFEBE