notícias colégio
Notícias
23 de março de 2022
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Reitora da UNIFEBE palestra aos alunos do Colégio UNIFEBE sobre a identidade sociocultural de Brusque

Conversa faz parte de projeto interdisciplinar que busca desenvolver série de atividades sobre o tema

Na última segunda-feira (21), os alunos do Colégio UNIFEBE participaram de uma palestra ministrada pela professora Rosemari Glatz, presidente da Fundação Educacional de Brusque (FEBE) e reitora da UNIFEBE. O encontro com a professora, que também é escritora e pesquisadora de temas ligados à imigração e desenvolvimento da região do Vale do Itajaí-Mirim, possibilitou um resgate histórico da região de Brusque, com a apresentação e a discussão da história da cidade e dos municípios vizinhos. A atividade faz parte do projeto interdisciplinar “Análise, Representação e Identidade Sociocultural da região de Brusque”, desenvolvido pelo Colégio com os alunos do 1º ano.

De acordo com a professora Rosemari, a humanidade só evoluiu por meio da troca de informação, o que faz com que quando histórias são relatadas, um costume milenar é revisitado. “Ao se estudar história, devemos estar atentos a cinco paradigmas sociais: política, economia, social, religião e cultura, não necessariamente nesta ordem. O projeto busca desenvolver uma série de atividades pedagógicas que motivem os alunos e contribuam para a compreensão da identidade sociocultural da região de Brusque. Essa identidade é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos. É importante lembrar que os elementos culturais expressam as características de uma sociedade”, explica a professora.

Um dos professores envolvidos no projeto, Odair José Groh enaltece a palestra e diz que o momento serviu para motivar os alunos a explorarem o tema. “A professora Rosemari é uma das maiores pesquisadoras do nosso município e trouxe detalhes que os alunos ainda não tinham observado. Essa contextualização fará com que os alunos pesquisem ainda mais sobre o que foi abordado”, celebra o professor mais conhecido como “Grega”.

A aluna Isabelly Scalvim conta que a conversa com a reitora da UNIFEBE possibilitou que ela tivesse ainda mais conhecimento sobre a história de Brusque e a da influência do Cônsul Carlos Renaux na cidade. “Podemos perceber o quanto a reitora é estudiosa por meio da pesquisa e o livro que escreveu sobre o Cônsul. Todo esse conteúdo irá nos auxiliar muito no desenvolvimento do nosso trabalho”, elogia a estudante.

O projeto

O projeto interdisciplinar “Análise, Representação e Identidade Sociocultural da região de Brusque é um dos tópicos desenvolvidos nas trilhas de aprendizagem e nos itinerários formativos dos primeiros anos do Ensino Médio do Colégio UNIFEBE. Inicialmente, foram realizadas atividades em sala de aula pelos professores envolvidos no projeto. Alunos e docentes visitaram a Villa Renaux, histórico casarão de Brusque, onde conheceram o último lar do Cônsul Carlos Renaux. Após a visita, cada professor trabalhou o seu tema, de acordo com sua trilha de aprendizagem, relacionando com o que a experiência dos alunos no local.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Atletas do tênis de mesa disputam o brasileiro em Piracicaba

Atletas do tênis de mesa disputam o brasileiro em Piracicaba


31 de outubro de 2012
Professor da Espanha participa de Simpósio na Unifebe

Professor da Espanha participa de Simpósio na Unifebe


06 de maio de 2011
Contagem regressiva para a IV Mostra de Talentos

Contagem regressiva para a IV Mostra de Talentos


24 de abril de 2007
Skip to content