20 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Reitora da UNIFEBE Rosemari Glatz faz palestra de abertura do Enpex, na próxima segunda-feira

Programação semanal contará também com Mostra de Extensão, Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, Seminário Internacional de Iniciação Científica e Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE

A palestra “Brusque Multifacetada: A Influência dos (I)migrantes para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região” será apresentada pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, na próxima segunda-feira (23). O evento tem abertura às 19h, no Bloco F da UNIFEBE, e está com inscrições abertas. Ele marca a abertura do XXII Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex), da XVII Mostra de Extensão, o VI Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (ITS) e das primeiras edições do Seminário Internacional de Iniciação Científica e Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE. A programação científica ocorre até sexta-feira (27).

Os elementos fundadores da cidade de Brusque e o seu desenvolvimento serão abordados pela reitora ao longo da noite, que também contará com a participação especial do Coro UNIFEBE. Na recuperação sobre a história brusquense a professora revisita etapas como o início da colonização por alemães, poloneses e italianos, o início e o desenvolvimento da indústria têxtil, assim como a industrialização urbana da cidade.

Rosemari Glatz aborda ainda elementos mais recentes do desenvolvimento da cidade, em uma reflexão sobre o momento do município. Entre eles estão os seus fluxos migratórios de diferentes regiões do país e os efeitos culturais na sociedade local.

“É possível observar no cotidiano de Brusque atual novos hábitos e novas culturas, diferentes daqueles da população de origem italiana, alemã e polonesa que se instalou na cidade do século XIX. Mas a cultura dos imigrantes alemães é visível na arquitetura e fortalecida, anualmente, pela Fenarreco, a maior festa da cidade, com comida, dança e música típica. Passados mais de 163 anos desde a fundação oficial da cidade, ainda é visível a influência alemã na cidade”, descreve.

Programação científica
Na tradicional programação científica organizada pela UNIFEBE, professores, acadêmicos e comunidade têm contato com o resultado de trabalhos de iniciação científica nacionais e internacionais. Neste ano, o Enpex tem como tema Inovação e Sustentabilidade na Era Digital. Os temas também serão abordados durante o ITS, que contará com palestras e apresentações de trabalhos focados na sustentabilidade.

Já as ações que articulam o conhecimento científico, gerado no ensino superior com a comunidade regional pelos cursos de graduação, serão apresentadas durante a XVII Mostra de Extensão. No caso dos trabalhos produzidos em idiomas estrangeiros, os participantes serão apresentados no Seminário Internacional de Iniciação Científica.

Focado nos trabalhos de estudantes do ensino médio, o Encontro de Iniciação Científica do Colégio UNIFEBE terá sua primeira edição. Ele contará com a apresentação de pôsteres, artigos completos, resumos expandidos, e os projetos participantes da feira STEAM.

Confira a programação do ENPEX 2023 aqui

Confira a programação do ITS