07 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Reitora da UNIFEBE se reúne com o novo embaixador da Itália no Brasil

Encontro também contou com a presença da Cônsul Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina

Na foto da esquerda para a direita: Eugenia Tiziana Berti, Cônsul Geral da Itália , professora Rosemari Glatz, reitora da UNIFEBE,  Else, embaixatriz, ao lado do esposo, Alessandro Cortese, novo embaixador da Itália no Brasil,  Norma Maria Da Rui , agente consular honorário italiana de Blumenau e região e  Andrey  José Taffner,  coordenador dos Círculos Trentinos de Santa Catarina e Paraná.

A reitora da UNIFEBE e presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz, se reuniu na noite da última terça-feira, dia 5 de dezembro, com o novo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e com a Cônsul Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti.

O encontro, realizado em Florianópolis, contou com a presença de autoridades do poder executivo e legislativo catarinense, lideranças empresariais e universitárias. A reitora da UNIFEBE participou a convite da agente consular honorário italiana de Blumenau e região, Norma Maria da Rui, que esteve recentemente na instituição acompanhada da Cônsul Geral da Itália, em uma visita ao campus Santa Terezinha.

A visita

Há dois meses no cargo, o Embaixador veio conhecer a capital catarinense e cumpriu agenda na Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Alesc e na Universidade Federal de Santa Catarina –UFSC, objetivando também o estreitamento dos laços culturais decorrentes da presença histórica no país de uma grande comunidade de ascendência italiana.

De acordo com os dados da embaixada, cerca de 60% da população catarinense é de italianos e descentes, ou seja, aproximadamente 4,5 milhões de pessoas. O número torna Santa Catarina o segundo estado brasileiro com a maior porcentagem de ítalo-descendentes, ficando atrás apenas do estado do Espírito Santo. Segundo o órgão, estima-se que 15% dos brasileiros sejam ítalo-descendentes, sendo a segunda maior comunidade italiana no mundo.

A importância das relações com a embaixada italiana, destaca a reitora da UNIFEBE, ocorre pelos vínculos históricos que Brusque possui com o país Europeu, visto que o município recebeu um expressivo contingente de imigrantes italianos durante as primeiras três décadas de fundação. Em 1878, aproximadamente 66% da população era etnicamente italiana, e essa superioridade quantitativa prevalece até os tempos atuais. Em 2023, por exemplo, 37% dos acadêmicos da UNIFEBE se identificam descendentes de italianos.

“A UNIFEBE tem se envolvido ativamente no fortalecimento dos laços bilaterais entre Brasil e Itália, estabelecendo parcerias de intercâmbio de estudantes para o Ensino Médio e Superior, além da realização da pesquisa internacional sobre Anita Garibaldi, publicação de livros em comemoração aos 150 anos da grande imigração italiana para Santa Catarina e, atualmente, envida esforços para ofertar uma licenciatura de Letras- italiano para formação de professores para atuarem no ensino fundamental”, enfatiza a reitora.

Em agosto, a UNIFEBE recebeu a visita da Cônsul Geral da Itália em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti, que responde pelos territórios do Paraná e Santa Catarina. Na oportunidade, a vinda da Cônsul foi possível pelos esforços de Márcio Fumagalli – “ Cavaliere della Repubblica Italiana” e Conselheiro do COMITES PR/SC – Comitê dos Italianos Residentes do Exterior, professor de italiano que muito contribui para o fortalecimento da cultura italiana na região de Brusque.

Unifebe oferece postos de arrecadação de donativos

09 de dezembro de 2008
Seleção de voluntários para o Projeto Acadêmico Conciliador