notícias colégio
Notícias
14 de abril de 2008

Reitora participa de homenagem a José do Patrocínio Gallotti

Nesta segunda-feira, dia 14 de abril, a reitora da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, profª Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, participa de uma sessão solene, realizada pela Assembléia Legislativa, em comemoração ao centenário de nascimento do neo-trentino José do Patrocínio Gallotti. A solenidade será realizada às 19h, no Plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis.  


Falecido em 15 de julho de 1985, Gallotti foi um grande defensor das causas nacionalistas em Santa Catarina. Mesmo sem ter se filiado a partidos políticos, teve participação ativa em diversos movimentos, atos e campanhas que fizeram história no país. 


Esta militância lhe rendeu quarenta dias de prisão durante o golpe militar. Na região sul, foi um dos maiores defensores da Petrobrás, atuando intensamente na campanha “o petróleo é nosso”, rendendo distintas homenagens no livro de mesmo nome, de autoria de Maria Augusta Tibiriçá Miranda. A defesa da Amazônia, a luta pelo desarmamento mundial e a campanha contra o acordo militar Brasil-Estados Unidos estiveram entre as causas defendidas por ele. 


Apesar de sua formação em direito, exerceu sua carreira docente, desde a fundação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, no curso de Economia, ministrando a cátedra História do Pensamento Econômico. Foi um dos fundadores da Fundação José Boiteux. Também atuou como promotor, juiz de direito e desembargador em vários municípios do Estado.


 

Postagens relacionadas

Major dos bombeiros ministra palestra na Unifebe

Major dos bombeiros ministra palestra na Unifebe


07 de abril de 2009
Cadastro para transporte universitário pode ser feito pela internet

Cadastro para transporte universitário pode ser feito pela internet


03 de fevereiro de 2010
Simpósio de Engenharia e Arquitetura acontece de 16 a 18 de abril

Simpósio de Engenharia e Arquitetura acontece de 16 a 18 de abril


16 de abril de 2013
Skip to content