17 de abril de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Representante de empresa parceira SAP palestra para acadêmicos da UNIFEBE

Atividade do curso de Sistemas de Informação contou com apanhado histórico, aplicação e alternativas de atuação com base na ferramenta

A palestra A Evolução do Sistema SAP-ERP, Tecnologias e Processos reuniu acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, no auditório do Bloco F da UNIFEBE. Para o evento, o CEO da GMO, George Matias de Oliveira, foi o convidado.

O representante da empresa blumenauense, parceira da alemã de Walldorf, apresentou aos acadêmicos as diferentes possibilidades de uso do sistema e oportunidades de atuação profissional que a plataforma permite. Durante a exibição, Oliveira também relembrou parte da história do desenvolvimento do sistema e do processo de parceria e atuação local.

Na análise do profissional, o modelo mantido no sistema permite uma carreira global a quem domina o seu uso e destaca as possibilidades profissionais e de alternativa de profissões aos acadêmicos que optarem por aprofundar os conhecimentos sobre as ferramentas.

“Uma das principais características dele, é que o mesmo produto se encontra nas diversas partes do mundo, então, o SAP que vocês aprenderem a operar aqui no Brasil, em Santa Catarina, é o mesmo que vocês vão encontrar na Alemanha, Estados Unidos, é o mesmo produto. Durante muitos anos, ele foi fonte de renda, com salários muito vantajosos, devido às várias áreas de uso”, descreve.

Oportunidades
A programação, na avaliação do coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Roberto Heinzle, auxilia no desenvolvimento dos acadêmicos, sobretudo, por ampliar o entendimento a respeito do uso de sistemas integrados de gestão empresarial. Uma percepção mais precisa sobre a complexidade e abrangência das ferramentas também é indicada pelo professor como uma vantagem proporcionada pela atividade.

“Tanto no que se refere ao seu desenvolvimento como nos aspectos relacionadas à sua adoção por uma organização empresarial”, indica. “Podem entender alternativas para as suas carreiras, já que a utilização de um sistema como o ERP-SAP por uma organização oferece oportunidade para múltiplas funções como desenvolvedor, suporte, infraestrutura e gestão da informação”, relata.

Da 3ª fase de Sistemas de Informação, o acadêmico Luís Felipe Peirão classifica a experiência como um diferencial por ter conseguido aprofundar os conhecimentos sobre o sistema. Segundo ele, a robustez, complexidade e amplitude de funcionalidades do produto da empresa alemã abre possibilidades de atuação para quem está iniciando na área ou buscando alternativas para prestação de serviços.

“As corporações de grande porte buscam sistemas de ERP para otimizar a gestão de seus recursos, e o SAP é referência em ERP no mercado contemporâneo”, classifica. “É frequente observar profissionais de sistemas iniciando suas carreiras, prestando suporte em empresas que adotam o ERP da SAP”.

Mais de 150 alunos da UNIFEBE integram Ligas Acadêmicas e estudam especialidades da Medicina
Medicina

01 de março de 2024