26 de fevereiro de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Representantes da Acafe se reúnem com o secretário de Desenvolvimento Regional Sustentável do Estado

Encontro foi realizado em Florianópolis (SC) na segunda-feira, 25 de fevereiro

Foto: Divulgação

O reitor do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) e também presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), professor doutor Günther Lother Pertschy, participou de importante reunião sobre Inovação e Tecnologia nesta segunda-feira, 25 de fevereiro.

O encontro foi realizado em Florianópolis (SC) com o secretário de Desenvolvimento Regional Sustentável, Lucas Esmeraldino e contou com representantes do Conselho Deliberativo da Acafe que são: Furb, Univille, Unochapecó e Unoesc.

Além dos Centros de Inovação e Tecnologia de Santa Catarina, a reunião tratou de parcerias para o desenvolvimento regional, programa de incentivo ao esporte e cultura e distribuição de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Pertschy avalia positivamente a reunião e destaca que se levou ao secretário de Desenvolvimento Regional Sustentável a disponibilidade de uma ação conjunta entre a Acafe e a Secretaria.

— Saímos muito satisfeitos com o resultado e vislumbramos uma atuação muito forte para os próximos anos. Somando esforços teremos mais sucesso nos projetos locais, regionais e estaduais. Essa Secretaria é indispensável no tocante à inovação e desenvolvimento de tecnologia — ressalta.

Agenda em Florianópolis

O presidente da Acafe e reitor da Unifebe participou de outras importantes reuniões em Florianópolis de 18 a 22 de fevereiro. A reitora eleita, professora Rosemari Glatz, acompanhou Pertschy. Eles estiveram com representantes das Forças Armadas, oportunidade em que a Acafe colocou às instituições comunitárias à disposição para colaborarem no desenvolvimento de pesquisa e até mesmo de novos produtos para a organização de combate e defesa nacional.

O professor doutor ainda se reuniu na Fapesc, ocasião em que pode dialogar sobre o fomento à pesquisa.

— Para as universidades do Sistema Acafe o financiamento de pesquisa é extremamente importante. Essa foi mais uma reunião muito promissora — analisa.

Por fim, Pertschy esteve na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) — entidade do qual integra, representando a Acafe, e prestigiou duas importantes palestras sobre o cenário econômico mundial e as perspectivas para o Brasil.

Palestrou o economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa e o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Marcos Troyjo.

— Foram dois momentos interessantes, em que estes renomados profissionais apresentaram as perspectivas econômicas do Brasil e de Santa Catarina em relação a economia global — enfatiza.

Unifebe oferece curso gratuito de BrOffice

17 de março de 2011
Nova diretoria do DCE será eleita no dia 13 de março

25 de fevereiro de 2014