notícias colégio
Notícias
28 de janeiro de 2019

Representantes do Centro Universitário de Brusque visitam Hospital Azambuja

O Hospital Azambuja recebeu na quarta-feira, 23, a visita da futura reitora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), professora Rosemari Glatz, que toma posse em abril.

Também participaram da visita o atual reitor da universidade, professor doutor Günther Lother Pertschy e o vice-reitor eleito, professor Sérgio Rubens Fantini. A comitiva foi recebida pelo administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza; pelo diretor técnico do hospital, doutor Eugênio Maciel Paiva e pelo supervisor da Residência Médica, doutor Antônio de Pádua Santos Lanna.

O objetivo da visita foi estreitar as relações da parceria que existe entre as duas instituições desde março de 2018, quando iniciou a Residência Médica: o hospital disponibiliza a parte estrutural, com todos os equipamentos necessários e a UNIFEBE trabalha na formação do médico.

Segundo a reitora eleita, Rosemari Glatz, com a chegada do curso de Medicina, a parceria será ainda mais fortalecida.

“São duas instituições voltadas para a comunidade, sem fins lucrativos, com interesses em comum, que convergem no mesmo sentido, que é fortalecer a questão da saúde da nossa região”, destacou.  “Foi uma visita bastante produtiva, tivemos uma visita guiada, conhecemos as instalações que hoje já existem para fins da Residência Médica e partir deste ano vão começar a ser utilizadas também para algumas práticas”, concluiu.

Durante a visita, a comitiva conheceu todo o hospital e as instalações do novo espaço do residente. O ambiente está localizado dentro do Hospital Azambuja e foi criado com o objetivo de oferecer um melhor convívio para o residente, para reuniões de estudos e também de descanso entre os turnos de plantão.

Para o administrador do Hospital Azambuja, Evandro Roza, a visita foi importante para, de certa forma, avaliar o trabalho que foi realizado entre as duas entidades e iniciar a conversação de novos projetos que devem ser realizados entre o hospital e a universidade.

“A parceria com o UNIFEBE, que começou com o professor Günther e sua equipe, foi fundamental para que os trâmites de implantação da Residência Médica no hospital tivessem sucesso, e agora com a professora Rosemari tivemos a garantia de que este projeto terá continuidade, com novidades a partir do curso de Medicina e, futuramente, com outras parcerias que possam envolver outros cursos”, concluiu o administrador.

Residência Médica

A Residência em Clínica Médica da UNIFEBE teve início em março do ano passado, no Hospital Azambuja. O lançamento foi realizado em agosto de 2016, com a posse da Comissão de Residência Médica – COREME, coordenada pelo médico doutor Charles Machado.

Foram 28 inscritos para a especialização em Clínica Médica, sendo três aprovados: Felipe Cadore Klabunde, Samara Paula Parmeggiani e Tamires Soares Hoffmann.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, caracterizada por treinamento em serviço, em conformidade com as áreas definidas pelo Ministério da Educação (MEC) e a legislação vigente. Tem como finalidade o aperfeiçoamento da formação médica e funciona em instituições de saúde, universitárias ou não, sob a coordenação acadêmica da UNIFEBE e orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

Durante a especialização, os residentes acompanham estágios diferentes que compreendem a parte da enfermaria de Clínica Médica, as subespecialidades de Pneumologia, Gastroenterologia, Cardiologia e Nefrologia, Unidade de Terapia Intensiva e a parte de Atenção Básica e Estratégia de Saúde da Família, na Unidade de Saúde do bairro Águas Claras.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Reitor visita empresa de calçados em São João Batista

Reitor visita empresa de calçados em São João Batista


07 de agosto de 2012
Revista da UNIFEBE em nova plataforma

Revista da UNIFEBE em nova plataforma


15 de março de 2013
Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE realiza mais de mil atendimentos anuais
Universidade Comunitária

Clínica Escola e Serviços de Psicologia da UNIFEBE realiza mais de mil atendimentos anuais


03 de julho de 2019
Skip to content