notícias colégio
Notícias
19 de novembro de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Resolução de casos reais são apresentados no 8º Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios

Evento reuniu acadêmicos e escritórios parceiros.

Buscar soluções jurídicas para casos reais demandados pela sociedade foi o desafio do 8º Seminário de Práticas e Estudos Advocatícios, promovido pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE).

O evento realizado no dia 12 de novembro é resultado do Projeto Integrador, desenvolvido desde o início do semestre, com os acadêmicos do nível 3 e 4 do estágio obrigatório.

Por meio de parceria com escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de grandes empresas da região e com a Defensoria Pública, os estudantes aprendem na prática a resolver casos com foco em áreas de atuação profissional não abrangidas pela competência da Assistência Judiciária Gratuita.

Nesta edição do Seminário, 7 casos na área do Direito Ambiental, Constitucional, Penal, Administrativo e Direito do Trabalho foram estudados. Os acadêmicos pesquisaram possíveis soluções, fizeram seus pareceres jurídicos e encaminharam de volta aos parceiros.

Após a análise, os escritórios escolheram quais os casos mereciam ser apresentados e debatidos no evento. Para o advogado Rafael Dominoni, representante do Escritório Dominoni & Maia, as apresentações são sempre muito aguardadas. “Nós participamos desde a primeira edição e sempre acompanhamos boas apresentações. É um momento de contribuir com considerações e conhecer os resultados”, enfatiza Rafael.

A coordenadora do NPJ, professora Adriana Bina da Silveira, explica que a proposta é tirar o acadêmico da sua zona de conforto e fazer com que ele vivencie os conflitos que a sociedade da nossa região enfrenta.

“Eles têm uma oportunidade ímpar de pesquisar com o auxílio de um professor especialista na área, e de aprender a fazer pareceres jurídicos nos formatos dos pareceres da Advocacia Geral da União. Além disso, o Seminário é uma vitrine para que eles demonstrem seus potenciais para os profissionais já atuantes na área”, destaca Adriana.

Para a acadêmica da 7ª fase de Direito, Sarah de Paiva Sales Rabelo, o Seminário é uma oportunidade única. “Vivenciamos na prática a atuação de um advogado e podemos aplicar o que aprendemos em sala de aula. O projeto é uma das formas de conhecermos de verdade o que o mercado está demandando do profissional de Direito”, frisa Sarah.

O evento foi realizado no auditório do Bloco E, e contou com a presença de acadêmicos, egressos, professores e profissionais dos escritórios parceiros.

 

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Encontro com egressos marca 25 anos do curso de Pedagogia
Egresso

Encontro com egressos marca 25 anos do curso de Pedagogia


23 de abril de 2012
Comunicado

Comunicado


18 de novembro de 2004
Blog de professor é premiado em concurso

Blog de professor é premiado em concurso


07 de fevereiro de 2012
Skip to content