11 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Resultados dos Estágios Supervisionados realizados na Educação Infantil do município são apresentados pelas acadêmicas de Pedagogia

Estudantes da 6ª fase aplicaram o estágio no CEI Max Rodolfo Steffen, no bairro Steffen

As ações desenvolvidas pelas acadêmicas da 6ª fase de Pedagogia da UNIFEBE com as crianças do Pré-Escolar I e II, do CEI Max Rodolfo Steffen, durante o Estágio Supervisionado I e II, foram socializadas com as demais estudantes do curso. Orientadas pelas docentes do curso e supervisionadas pelas professoras do educandário as acadêmicas cumpriram em dois semestres, 210 horas de Estágio Supervisionado no campo da Educação Infantil.

No Estágio I, as estudantes elaboraram o projeto com a fundamentação teórica, a observação do campo, por meio de um Diário de Bordo, e os Planos de Ação a serem aplicados no Estágio II. Na segunda etapa do estágio, as acadêmicas revisitaram os Planos de Ação e aplicaram as atividades com as crianças, analisando os resultados, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com a Proposta Pedagógica da rede municipal de ensino de Brusque.

Durante a atuação na escola, as estudantes trabalharam os brinquedos de largo alcance, as interações e brincadeiras, eixos estruturantes da Educação Infantil. Outros pontos apresentados foram a literatura e a musicalização, o protagonismo infantil, tendo ainda uma proposta com base na sustentabilidade, construindo com as próprias crianças as atividades com materiais sustentáveis.

“A imaginação, a criatividade e o protagonismo marcaram os estágios desse campo com esse grupo de acadêmicas e professoras orientadoras, que estão de parabéns pelos trabalhos e pelo comprometimento com a infância. Nos próximos dois semestres as acadêmicas entrarão no campo dos Anos Iniciais, finalizando os estágios supervisionados, práticas que possibilitam a construção de um fazer docente robusto, ímpar e de profunda qualidade”, destaca a professora Eliane Kormann, coordenadora do Curso de Pedagogia, que, na ocasião, participou da banca de apresentação dos resultados.

A Acadêmica Keyla Tavares evidencia que a socialização da conclusão do Estágio I e II consolidou a pesquisa e a prática na Educação Infantil. “Foi um momento muito marcante porque conseguimos demonstrar os resultados obtidos durante esse processo de aprendizagem. Além de todas as experiências que vivenciamos com as crianças em sala de aula. Os estágios são essenciais e de muito aprendizado para a nossa carreira profissional”, complementa a estudante.

Todo o material apresentado pelas acadêmicas foi compilado em um portfólio e entregue à coordenação.

Unifebe incentiva Campanha para Mesário Voluntário

21 de julho de 2006