16 de março de 2012

Rio Itajaí-Mirim será abraçado no Dia Mundial da Água

No 22 de março, Dia Mundial da Água, várias pessoas vão se unir no Centro de Brusque para juntas, darem um grande abraço no Itajaí-Mirim, o maior rio da cidade. A ação reunirá cerca de 900 pessoas e visa reforçar a importância da preservação do meio ambiente, mostrando que a proteção da água e do próprio rio é uma luta que, como o abraço, deve ser coletiva. Toda a comunidade é convidada a integrar o mutirão e partir para o abraço às 10h, entre as pontes Irineu Bornhausen (Estaiada) e Arthur Schlösser (próxima ao restaurante Saragoça). Paralelamente ao abraço, uma limpeza do rio será feita pelo Corpo de Bombeiros.

A ação é realizada pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE com o apoio da Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros, Serviço Social do Comércio (SESC), Lojas Havan, Colégio Cônsul Carlos Renaux, Colégio Cultura, Colégio Honório Miranda, Colégio São Luiz, EEB Feliciano Pires, entre outros.

De acordo com a coordenadora de eventos da UNIFEBE, Luana Franciele Fernandes Alves, a atividade reúne estudantes e a comunidade em geral. "Neste ano, o Dia Mundial da Água traz o tema "Água e Segurança Alimentar", conformem definido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, focamos a ação no cuidado com as águas do rio, pois são elas, que depois de tratadas, seguem para as nossas residências. O abraço tem foco educativo e envolve a comunidade", pontua.

Conscientização ambiental
Para a bióloga e coordenadora de Educação Complementar do SESC, Roberta Ribas Ruthner, a semana da água é um evento que acontece no mundo todo e tem o intuito de difundir a ideia de que a água é um bem precioso. "Eventos como este buscam conscientizar e promover a reflexão sobre a importância da água, onde encontramos muito lixo destinado de maneira incorreta parando quase sempre dentro dos nossos rios", destaca.

Atualmente mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável e, a cada dia, mais de 10 mil pessoas adoecem e morrem por problemas relacionados à água, higiene ou falta de instalações sanitárias básicas. A água é um bem vital e escasso, pois apenas 2,5% da água do planeta é doce. A boa notícia é que o Brasil possui a maior reserva fora dos pólos e geleiras. Mesmo assim, é importante ficar em alerta.

Segundo Roberta, é importante despertar a consciência ambiental, inclusive nas crianças. "Só pelo fato das crianças estarem em contato indiretamente com o rio, faz com que elas pensem e reflitam sobre a grande importância que ele tem para nossas vidas. É após o seu tratamento que esta água chega a nossas casas, e por que não preservar com mais intensidade? Só desta maneira conseguiremos ao verdadeiro despertar ambiental", conclui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3211-7242.

O quê? Abraço e limpeza no rio
Quando? 22 de março, Dia Mundial da Água
Onde? Entre as pontes Estaiada e Arthur Schlösser
Quem participa? Toda a comunidade é convidada a participar