20 de julho de 2017

Projeto “Rotas do Itajaí” do curso Administração estuda práticas empresariais no RS

Rotas-do-itajai (2)Para estudar na prática o que a teoria ensina, com base na metodologia de Benchmarking, acadêmicos e membros da comunidade vinculados ao curso de Administração, Logística, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE estiveram no Rio Grande do Sul entre os dias 6 e 9 de julho estudando serviços e práticas empresariais nas cidades de Porte Alegre, Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

A professora Rosemari Glatz, coordenadora do projeto, e o professor Sidnei Gripa, coordenador do curso de Administração da UNIFEBE acompanharam o grupo na viagem.

A viagem de estudos faz parte da 5ª edição do projeto “Rotas do Itajaí”do curso de Administração da UNIFEBE, que já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, o grupo conheceu o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que comemorou 50 anos no último dia 4 de julho. O almoço foi no Restaurante Garoupa, que existe faz uns 40 anos e que em 2016 passou por uma grande reforma na estrutura e na proposta gastronômica.

— Almoçar no Garoupa foi uma experiência diferente pois o estabelecimento, ao mesmo tempo que oferece comidas diferenciadas e modernas, proporciona uma volta ao passado graças a decoração e alguns outros detalhes, e tudo isso sem estar em um local antigo — explica a coordenadora Rosemari.

O último ponto de visitação e estudo do primeiro dia da viagem foi a Fábrica da Felicidade da Coca Cola. Desde 2014, a fábrica da Coca Cola em Porto Alegre abriu as portas para visitas guiadas e a visita tornou-se atração turística e é dirigida para todos os tipos de públicos, desde alunos do Ensino do Médio e de Universidades, estudantes de áreas específicas como marketing, logística, engenharias, até famílias e grupos de amigos.

Gramado e Canela

rotas-do-itajai3No segundo dia foi a vez de conhecer a Fábrica de Cristais de Gramado. Inaugurada em 2002, a empresa tornou-se referência nacional na arte da fabricação do cristal artístico e faz demonstrações de como as peças são produzidas e em seguida os visitantes são convidados a conhecer a loja e fazer compras.

A fábrica de Chocolates Floribal foi o segundo destino do grupo. Desde 1991 a empresa é referência quando se fala em sabor e em chocolates caseiros de Gramado. Em seguida, foi a vez de conhecer o Lago Negro: o nome do lago artificial de águas verde-escuras se refere às árvores plantadas a sua volta, trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha.

No período vespertino, o grupo conheceu a Cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis. Trata-se de uma cervejaria artesanal jovem, que foi criada após um intercâmbio de dois amigos à Europa. Localizada na estrada que liga Nova Petrópolis à cidade vizinha, Gramado, dispõem de um espaço de visitação à fábrica. Neste ambiente, é possível visualizar boa parte da fábrica, conhecer a matéria-prima e o processo de fabricação, além de degustar alguns de seus rótulos. Desde 2016, a Cervejaria também conta com um Gastropub ao lado da fábrica.

Localizado entre Gramado e Canela, o Mundo a Vapor é um empreendimento turístico que surgiu na década de 50 e foi a penúltima programação do dia. Ali nos deparamos com uma remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris. Dentro do espaço, inúmeras réplicas que atraem grande número de turísticas.

A última programação do dia foi uma visita a Rua Coberta, um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar as duas avenidas. São 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, com cenário de grandes aspirações para eventos e apresentações durante as temporadas da cidade. Os eventos mais conhecidos na Rua Coberta são: desfile de Moda, Feira do Móvel, Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e apresentações de Natal.

SnowLand e Igreja de Canela

A maior parte do último dia foi destinado ao SnowLand, considerado o primeiro parque de neve indoor das Américas. Patinação no gelo, esqui, montanha de neve e snowboard são algumas das atrações do parque, que oferece diversas atividades na neve para todas as idades. Para fechar a programação, o grupo visitou a Igreja Matriz de Canela. A “Catedral de Pedra de Canela”, como é conhecida, de estilo gótico, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora do projeto, a 5ª edição da viagem de estudos do “Rotas do Itajaí” foi uma verdadeira imersão na qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos empreendimentos que, de forma direta ou indireta, estão envolvidos com a indústria do turismo.

— Cada ponto de parada foi uma oportunidade de aprendizado, tendo como tópicos de estudo: Marketing; qualidade no atendimento; apoio e envolvimento com a atividade turista regional; preservação da cultura e tradições; Empreendedorismo e educação para o Turismo — explica Rosemari.

Os custos básicos da viagem, como transporte e hospedagem – foram pagos pelos próprios acadêmicos. Outros custos, como ingressos, foram subsidiados pela UNIFEBE, pelo Diretório Central dos Estudantes; pela ACIBr e por outros patrocinadores, entidades que acreditam que a mudança passa, necessariamente, pela educação de qualidade.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

2º Termo Aditivo ao Edital Unifebe nº. 21/08-Proc. Sel. Assistente de Rel. Públicas e Cerimoniais