notícias colégio
Notícias
20 de julho de 2017

Projeto “Rotas do Itajaí” do curso Administração estuda práticas empresariais no RS

Rotas-do-itajai (2)Para estudar na prática o que a teoria ensina, com base na metodologia de Benchmarking, acadêmicos e membros da comunidade vinculados ao curso de Administração, Logística, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE estiveram no Rio Grande do Sul entre os dias 6 e 9 de julho estudando serviços e práticas empresariais nas cidades de Porte Alegre, Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

A professora Rosemari Glatz, coordenadora do projeto, e o professor Sidnei Gripa, coordenador do curso de Administração da UNIFEBE acompanharam o grupo na viagem.

A viagem de estudos faz parte da 5ª edição do projeto “Rotas do Itajaí”do curso de Administração da UNIFEBE, que já passou por cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Foz do Iguaçu.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, o grupo conheceu o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, que comemorou 50 anos no último dia 4 de julho. O almoço foi no Restaurante Garoupa, que existe faz uns 40 anos e que em 2016 passou por uma grande reforma na estrutura e na proposta gastronômica.

— Almoçar no Garoupa foi uma experiência diferente pois o estabelecimento, ao mesmo tempo que oferece comidas diferenciadas e modernas, proporciona uma volta ao passado graças a decoração e alguns outros detalhes, e tudo isso sem estar em um local antigo — explica a coordenadora Rosemari.

O último ponto de visitação e estudo do primeiro dia da viagem foi a Fábrica da Felicidade da Coca Cola. Desde 2014, a fábrica da Coca Cola em Porto Alegre abriu as portas para visitas guiadas e a visita tornou-se atração turística e é dirigida para todos os tipos de públicos, desde alunos do Ensino do Médio e de Universidades, estudantes de áreas específicas como marketing, logística, engenharias, até famílias e grupos de amigos.

Gramado e Canela

rotas-do-itajai3No segundo dia foi a vez de conhecer a Fábrica de Cristais de Gramado. Inaugurada em 2002, a empresa tornou-se referência nacional na arte da fabricação do cristal artístico e faz demonstrações de como as peças são produzidas e em seguida os visitantes são convidados a conhecer a loja e fazer compras.

A fábrica de Chocolates Floribal foi o segundo destino do grupo. Desde 1991 a empresa é referência quando se fala em sabor e em chocolates caseiros de Gramado. Em seguida, foi a vez de conhecer o Lago Negro: o nome do lago artificial de águas verde-escuras se refere às árvores plantadas a sua volta, trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha.

No período vespertino, o grupo conheceu a Cervejaria Edelbrau, em Nova Petrópolis. Trata-se de uma cervejaria artesanal jovem, que foi criada após um intercâmbio de dois amigos à Europa. Localizada na estrada que liga Nova Petrópolis à cidade vizinha, Gramado, dispõem de um espaço de visitação à fábrica. Neste ambiente, é possível visualizar boa parte da fábrica, conhecer a matéria-prima e o processo de fabricação, além de degustar alguns de seus rótulos. Desde 2016, a Cervejaria também conta com um Gastropub ao lado da fábrica.

Localizado entre Gramado e Canela, o Mundo a Vapor é um empreendimento turístico que surgiu na década de 50 e foi a penúltima programação do dia. Ali nos deparamos com uma remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris. Dentro do espaço, inúmeras réplicas que atraem grande número de turísticas.

A última programação do dia foi uma visita a Rua Coberta, um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar as duas avenidas. São 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, com cenário de grandes aspirações para eventos e apresentações durante as temporadas da cidade. Os eventos mais conhecidos na Rua Coberta são: desfile de Moda, Feira do Móvel, Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e apresentações de Natal.

SnowLand e Igreja de Canela

A maior parte do último dia foi destinado ao SnowLand, considerado o primeiro parque de neve indoor das Américas. Patinação no gelo, esqui, montanha de neve e snowboard são algumas das atrações do parque, que oferece diversas atividades na neve para todas as idades. Para fechar a programação, o grupo visitou a Igreja Matriz de Canela. A “Catedral de Pedra de Canela”, como é conhecida, de estilo gótico, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora do projeto, a 5ª edição da viagem de estudos do “Rotas do Itajaí” foi uma verdadeira imersão na qual os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos empreendimentos que, de forma direta ou indireta, estão envolvidos com a indústria do turismo.

— Cada ponto de parada foi uma oportunidade de aprendizado, tendo como tópicos de estudo: Marketing; qualidade no atendimento; apoio e envolvimento com a atividade turista regional; preservação da cultura e tradições; Empreendedorismo e educação para o Turismo — explica Rosemari.

Os custos básicos da viagem, como transporte e hospedagem – foram pagos pelos próprios acadêmicos. Outros custos, como ingressos, foram subsidiados pela UNIFEBE, pelo Diretório Central dos Estudantes; pela ACIBr e por outros patrocinadores, entidades que acreditam que a mudança passa, necessariamente, pela educação de qualidade.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

APROFEBE divulga representantes para o Consuni

APROFEBE divulga representantes para o Consuni


13 de março de 2008
UNIFEBE recebe a visita do secretário adjunto de Estado da Casa Civil
UNIFEBE

UNIFEBE recebe a visita do secretário adjunto de Estado da Casa Civil


02 de maio de 2016
Abertas inscrições para trabalho voluntário de Dia das Crianças em Canelinha

Abertas inscrições para trabalho voluntário de Dia das Crianças em Canelinha


29 de setembro de 2014