24 de setembro de 2015

Saúde e mercado de trabalho ganham destaque em Semana de Educação Física

Nutrição e mercado de trabalho. Esses foram os dois primeiros temas da 10ª Semana Acadêmica de Educação Física, para acadêmicos de Licenciatura e Bacharelado do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. Até sexta-feira, (25), a programação continua com oficinas e integração esportiva.

A abertura do evento, realizada terça-feira, (22), no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, reuniu os acadêmicos e professores do curso para a palestra “Nutrição esportiva para jovens, adultos e idosos” ministrada pela nutricionista Mariá M. Barbosa. A profissional ressaltou a importância de aliar alimentação à prática da atividade física.

“Às vezes a pessoa não consegue alcançar a meta proposta e vai ver é porque está se alimentando de forma errada. Cada corpo tem necessidades específicas, então é importante lembrar que cada pessoa deve ser avaliada individualmente. Mas, de modo geral, é preciso se alimentar o máximo possível do que é natural e evitar o industrializado”, diz.

A alimentação também pode variar de acordo com a modalidade, objetivo desejado, patologia e faixa etária da pessoa.

“Independente do objetivo, emagrecer, melhorar a performance ou diminuir o risco de lesão, tudo isso será consequência da melhoria da saúde. Então, é preciso melhorar o conjunto. O objetivo específico é consequência da boa saúde, por isso a prática da atividade física aliada à nutrição é o melhor caminho”, aconselha.

Área de atuação

Na quarta-feira (23) a professora Maria Valeria Guglielmetto respondeu aos principais questionamentos dos estudantes na palestra “O que o mercado de trabalho espera do Profissional de Educação Física? ”.

No bate-papo sobre profissão, Maria falou um pouco sobre a realidade do mercado.

“São muitas áreas, academias, clubes, escolas. Eles têm a possibilidade de atuar em diversos segmentos e com diversos focos. O mercado está muito favorável, tivemos uma evolução muito grande nos últimos 20 anos. Tem bastante lugar, precisa ser bom para dar certo. A principal dica é estudar e se relacionar bem com as pessoas”, explica.

Programação

Na quinta-feira (24) a semana continua no laboratório de movimento humano a partir das 19h, com os professores Silvia Letícia e Felipe Guilherme Ristow e as oficinas de “Zumba, Ritmos e Body Combat”. No mesmo horário na sala 26 do bloco D, será ministrada a palestra “Oficinas de Jogos na Educação Básica” com Atagy Terezinha Maciel Feijó.
O encerramento será sexta-feira, com interação esportiva no Centro Esportivo do Sesi a partir das 18h30.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Unifebe apóia evento sobre pilotagem motociclística segura