notícias colégio
Notícias
11 de maio de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Saúde Pública nos Países Emergentes é tema de bate-papo com estudantes de Fisioterapia

Egresso da UNIFEBE, Alexandre Pereira Assis, relatou suas vivências como missionário.

As condições sanitárias e sociais de cinco países do continente africano foram apresentadas aos calouros do curso de Fisioterapia da UNIFEBE, na palestra “A Saúde Pública nos Países Emergentes: vivências de um missionário”. O egresso de Direito da UNIFEBE e empresário, Alexandre Pereira Assis, falou aos estudantes, por meio de relatos e imagens, algumas das principais diferenças entre o Brasil e os países visitados na África.

Em sua narrativa, Alexandre comentou sobre a dificuldade de uma política local de saúde que contemple as necessidades mínimas de todas as localidades territoriais, visto que a disponibilidade de serviços de saúde ocorre, principalmente, nos grandes centros econômicos e, comumente, de forma precária.

“Esse compartilhamento de experiências proporcionou aos acadêmicos do componente curricular Epidemiologia e Saúde Coletiva uma melhor compreensão da implicação dos determinantes e condicionantes de saúde na vida em sociedade, bem como, a atuação pública e coletiva do seu manejo mediante as diferentes políticas públicas em saúde”, elucida a professora Aline Bernardes.

A serviço da Saúde e da Vida

Instigado por um propósito pessoal de transformar vidas, Alexandre tornou-se missionário na África e, durante sua estadia no continente, desenvolveu diversas práticas humanitárias com a proposta de promover, modificar e intervir sobre alguns determinantes locais de saúde. Com o auxílio de outros missionários tem modificado, aos poucos, a realidade local, com a melhora da ambientação escolar, práticas de educação em saúde, acolhimento, escuta ativa e a adequação de formas alternativas de comunicação.

“Ao abordar os aspectos do voluntariado, instigamos o estudante a ampliar sua visão de mundo e entender sua futura profissão como um propósito, principalmente quando aplicada para transformar vidas. Desse modo, trabalhamos ao longo da Graduação seu desenvolvimento profissional e social”, destaca a coordenadora de Fisioterapia da UNIFEBE, professora Leilane Marcos.

A acadêmica da 1ª fase do curso, Camile Tarter Dalbosco, foi uma das estudantes que acompanhou atenta os relatos do missionário. “A forma como Alexandre falou da nossa profissão, evidenciou o quanto ela é necessária a todos, já que permite a recuperação e o cuidado em todas as fases da vida humana. Saímos da palestra com a sensação de que com a nossa futura profissão poderemos sim transformar vidas”, complementa a estudante.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Matrículas abertas para curso de extensão Vida Ativa

Matrículas abertas para curso de extensão Vida Ativa


24 de fevereiro de 2010
Universidades internacionais buscam parceria com Centro de Tecnologia da UNIFEBE
Tecnologia

Universidades internacionais buscam parceria com Centro de Tecnologia da UNIFEBE


02 de setembro de 2019
Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista

Abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista


11 de março de 2010
Skip to content