O Imposto Sobre Serviços (ISS) e as mudanças da reforma tributária foram o tema de uma palestra do Secretário da Fazenda de Brusque, Guilherme Ouriques, destinada aos acadêmicos da sexta fase do Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE. A atividade foi realizada na noite desta terça-feira, 18, para o componente curricular Prática Contábil: Escrita Fiscal e Obrigações Acessórias.
“A reforma tributária foi promulgada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2023 e sancionada em janeiro de 2025. O período de transição terá início em 2026, e a principal mudança trazida pela lei é a implementação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). No Brasil, o IVA terá duas ramificações: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), cuja arrecadação será destinada aos estados e municípios; e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que ficará para o Governo Federal. Esses impostos substituirão os atuais ICMS, ISS, Pis, Cofins e IPI.
“Pude trazer um pouco da minha experiência como auditor fiscal e como Secretário de Fazenda do município de Brusque para falar sobre o ISS, que, ainda hoje, é o principal imposto dos municípios. Também abordei um pouco sobre o futuro, e sobre como as coisas vão ficar na reforma tributária. Muitos desses alunos, quando se formarem, já estarão trabalhando com essa realidade. É certamente gratificante poder estar aqui a convite da professora Célia de Souza Sedrez para compartilhar um pouco da minha experiência, um pouco do meu conhecimento”, comenta Ouriques.
O Secretário da Fazenda de Brusque se mostrou agradado com a participação dos estudantes, que fizeram perguntas ao final da palestra. A acadêmica Maylana Neves destaca a relevância dos temas abordados.
“A maioria da turma já trabalha em escritórios de contabilidade, e isso agrega muito na prática. No ano que vem, nós já vamos começar com a fase teste do curso. Então, tudo o que vier de informação, de reforma, de tributação, da substituição dos impostos é importante para nós. Até porque os escritórios também não estão acostumados com isso. Essas são informações que levamos da faculdade para o escritório. Também é importante para quem vai fazer o Trabalho de Conclusão de Curso sobre reforma tributária.”
“É um evento que mostra o quanto o Curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE está atento ao que acontece. Todos os profissionais da área precisam se atualizar e dominar as mudanças em relação à tributação, e aqui isso ocorre durante a graduação”, completa o coordenador do curso, professor Tonico Schlindwein.
Uma atividade como esta reforça o contato também entre Prefeitura de Brusque e UNIFEBE, conforme explica a professora Célia de Souza Sedrez. “O Guilherme reforçou que eles estão sempre à disposição da comunidade. Ele ficou muito feliz com o convite, porque eles querem esse contato, essa proximidade. E o contador, que é o que nossos acadêmicos serão no futuro, é um grande parceiro em relação às questões de tributação.”
