18 de junho de 2009

Secretários de educação participam de reunião feita pela Unifebe

Na noite de quarta-feira, dia 17, a Unifebe – Centro Universitário de Brusque realizou uma reunião com os secretários de educação de diversas cidades da região com a proposta de promover uma aproximação com a Instituição, visando estabelecer parcerias que atendam as necessidades das comunidades.

Participaram do encontro os secretários de Gaspar, Neivaldo da Silva, de Brusque, Gleusa Luci Fischer, de Major Gercino, Carme Lúcia Gambeta Herartt, de Nova Trento, Rosita Sônia Valle Tridapalli, de São João Batista, Maria Elizabeth Zunino Booz, e de Canelinha, Maria Salete Montibeller. A secretária de Guabiruba, Iracema Catarina Conceição Becker, foi representada pela Diretora de Ensino Deise Inês Nasguewitz.

Também estiveram presentes na ocasião a reitora da Unifebe, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão, Heloisa Maria Wichern Zunino, a pró-reitora de ensino de graduação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Clara Maria Furtado, e a supervisora de pesquisa, Luciane Ângela Nottar Nesello.

"Pelo nosso caráter comunitário, por estarmos voltados para o interesse do desenvolvimento da nossa região e pela consciência que temos do papel da universidade, onde se possa produzir um novo tempo, com mais eqüidade, mais paz, mais justiça, é que estamos aqui inaugurando este momento inédito de aproximação", afirmou a reitora.

A Instituição aproveitou o momento inicialmente para apresentar propostas para cursos de aperfeiçoamento para professores da Educação Básica e de Jovens e Adultos e também para divulgar o curso de pós-graduação em Gestão Educacional que em breve estará com inscrições abertas.

"Esta proposta surgiu devido à necessidade de qualificação por parte dos profissionais de educação, a gente sabe das limitações em relação à formação inicial dos professores, mas também nós temos que ter uma preocupação muito grande com a formação contínua", explicou Heloisa.

Projetos de extensão ainda foram citados. "Nós desenvolvemos alguns projetos que podem ser estendidos a outros municípios, como o Unifebe na Comunidade e o Unifebe em Sábados de Lazer. Estes são apenas dois exemplos, mas há uma variedade que ainda pode ser desenvolvida", complementou.

A elaboração de trabalhos de iniciação científica em parceria com as prefeituras foi outra questão abordada. Os secretários revelaram ter dificuldade em relação ao levantamento de dados referentes a questões gerais da educação. "Nós precisamos de um diagnóstico da nossa realidade. Seria ótimo contarmos com alunos da Unifebe para desenvolvermos estas pesquisas", afirmou a secretária de Brusque.

A pró-reitora de ensino solicitou aos secretários sugestões de pesquisas que possam ser feitas pelos acadêmicos nos Trabalhos de Conclusão de Curso. "Nós sempre pedimos aos estudantes que desenvolvam projetos que possam contribuir com o desenvolvimento da região. Com esse encaminhamento podemos incentivar os estudantes a ajudá-los neste aspecto", explicou Eliani.

Outra dificuldade apontada foi em relação à elaboração de projetos de captação de recursos. "Temos dificuldades neste sentido, principalmente em buscar parcerias com a iniciativa privada. Precisamos de alguém que nos ensine este caminho", disse a secretária de Canelinha.

A falta de profissionais na área da educação foi uma reclamação geral de todas as secretarias. "É uma situação realmente grave e que não depende da Instituição, nós abrimos o curso e não tem demanda. Sabemos que o governo federal está elaborando políticas com o objetivo de incentivar a formação de profissionais na área, mas precisamos também do apoio de vocês, das secretarias", esclareceu Eliani.

A educação a distância também foi discutida. "Esses cursos estão nos trazendo cada vez mais profissionais desqualificados, o conhecimento é cada vez menor. Essa é uma grande preocupação do nosso município", falou a Diretora de Ensino de Guabiruba.

A reunião, que surgiu através de uma solicitação dos próprios secretários durante um encontro realizado pela Unifebe com os prefeitos da região no mês de maio, foi encerrada com os secretários demonstrando satisfação. "Tivemos a possibilidade de esclarecer muitas questões e a equipe da Unifebe conseguiu captar nossas necessidades, esperamos poder continuar trabalhando juntos", afirmou a secretária de São João Batista.

"O encontro foi muito válido para nós, vamos aguardar mais solicitações de cada município e espero nos reunirmos novamente em breve para apresentarmos os encaminhamentos. Nós temos sempre muito prazer em recebê-los, pois nós todos crescemos com estes encontros", finalizou a pró-reitora de ensino.

Reunião

Foto e texto: Daniela Burgonovo

Curso de Arquitetura e Urbanismo participa do “Dia do Arquiteto na Praça”
Universidade Comunitária