Horas intensas de estudo, estágios e plantões. Cuidar da saúde, do bem-estar, e tê-los como prioridade durante a graduação e na vida profissional, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para os estudantes e profissionais da área da saúde. Pensando em propor reflexões sobre a importância de cuidar de si para cuidar do outro, o curso de Medicina da UNIFEBE promoveu a III Semana Acadêmica de Medicina – SAMOQS. Realizado entre os dias 5 e 8 de agosto, o evento contou com uma extensa programação com palestras e mesas-redondas.
“Buscamos abordar esses assuntos, com o intuito de abraçar os acadêmicos e mostrar que as vivências e os sentimentos são muito semelhantes entre todos, tanto durante a faculdade quanto após formados”, enaltece a acadêmica da 7.ª fase do curso, Isadora Aglimone Alessio e presidente da Semana Acadêmica de Medicina Osvaldo Quirino de Souza.
Além do tema central, a humanização da profissão foi outro tópico debatido ao longo da programação. O luto como parte da formação em saúde, o preenchimento do atestado de óbito e um bate-papo com residentes e recém-formados do curso fizeram os participantes refletirem sobre questões essenciais da profissão. “A Semana Acadêmica trouxe temas atuais e muito pertinentes, que certamente contribuirão para a minha formação. Gostei de como as palestras uniram conhecimento científico e experiências práticas, especialmente a abordagem humanizada na relação entre médico e paciente”, comenta Daniella Letícia Jacomossi, acadêmica da 2.ª fase.
Com dois dias dedicados às oficinas, o evento possibilitou que os estudantes aprimorassem suas habilidades médicas e cirúrgicas em atividades práticas de intubação, técnicas de imobilização, aplicação de insulinas, coberturas e curativos, análises hematológicas e diagnósticos, técnicas de sutura e ATL – Suporte Avançado de Vida ao Trauma. Para instigar a solidariedade entre os acadêmicos, os participantes foram convidados a doar um quilo de alimento para cada oficina em que participassem. Ao todo, mais de cem quilos de donativos foram arrecadados e serão destinados às entidades de Brusque e região.
Trabalhos científicos
Entre os diferenciais da 3.ª edição do evento, estão as apresentações dos trabalhos científicos submetidos e apresentados pelos acadêmicos. Este ano, no átrio do Bloco A, os pôsteres virtuais convidaram os visitantes a lerem o material elaborado pelos futuros médicos. Quem passou pelo local pôde conferir os trabalhos relacionados à Saúde Mental, à Clínica Médica e às Intervenções e Ações de Saúde na Comunidade.
“Ano após ano a Semana Acadêmica de Medicina da UNIFEBE se consolida com uma programação relevante para a formação médica de nossos alunos. Nesse sentido, já integra o calendário do curso como um evento oficial de troca de experiências, conhecimento científico e que instiga debates sobre temas emergentes e essenciais na área da saúde. Parabéns à comissão responsável pela excelência da organização e aos nossos acadêmicos que, além de prestigiar o evento, se engajaram na elaboração de trabalhos científicos de qualidade”, enaltece o coordenador do curso, doutor Osvaldo Quirino de Souza.
IV Seminário de Medicina de Família e Comunidade
A programação da III SAMOQS encerrou na sexta-feira, dia 8 de agosto, com o IV Seminário de Medicina de Família e Comunidade. No auditório do Bloco F, os acadêmicos do curso apresentaram as ações desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). As atividades nas UBSs são realizadas pelos estudantes sob a supervisão dos médicos e enfermeiros, durante o componente curricular Interação em Saúde na Comunidade – IESC, e visam inserir o aluno na prática profissional, instigando a propor melhorias nos processos e atendimentos dos serviços de saúde. As melhores iniciativas são, semestralmente, premiadas pela UNIFEBE.
Confira as fotos do evento: