03 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente é destaque na UNIFEBE

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu na noite de segunda-feira, 2, a abertura da “Semana do Meio Ambiente” com a palestra “Antártica: uma abordagem ecológica”, do professor Joaquim Olinto Branco. O evento reuniu acadêmicos, professores e comunidade no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha.

O palestrante compartilhou sua experiência como pesquisador brasileiro que foi à Antártica e presenciou os preparativos, conhecimento e desenvolvimento de uma pesquisa. “Mostrei o que estamos pesquisando lá, toda a metodologia, ecologia e população de animais, por exemplo. Essa pesquisa relata a caracterização da fauna e a ecologia do continente Antártico. Nosso país tem tecnologia e conhecimento para estarmos em situações de dificuldade em ambientes extremos”, conta.

Na terça-feira, 3, um dos destaques da noite fica com o lançamento do livro “Ambientalização nas Instituições de Educação Superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades” que tem a professora Mara Lúcia Figueiredo como uma de suas organizadoras. O material é lançado em conjunto pela UNIFEBE, Univali, USP e Unisinos. Após o lançamento, será realizada uma mesa-redonda com o tema do livro.

O objetivo da semana é promover o debate sobre os problemas ambientais de Brusque e região, que são afetadas anualmente por desastres naturais devido às suas condições geográficas, além de mostrar à comunidade como os cursos da instituição estão inseridos nessa realidade.

Na quinta-feira, o promotor de Justiça da 5ª vara criminal de Brusque, Cristiano José Gomes, participa de uma mesa-redonda com os professores Anna Mattoso Camargo, Ivan Burgonovo e Tamily com o tema “Crimes ambientais”. O encerramento da semana será realizado com a palestra “Resíduos sólidos e o lixo eletrônico”, com Steve Rae e Mark Jacobowitz Rae da empresa Compuciclado.

Coleta de lixo eletrônico

Até quinta-feira, a comunidade acadêmica poderá fazer o descarte correto de lixo eletrônico na sala 8 do bloco A, das 18h às 19h. “O lixo eletrônico contém substâncias que podem ser nocivas à saúde e prejudiciais ao meio ambiente, além de conter minérios que podem ser reaproveitados, desde que descartados corretamente”, conta a organizadora do evento, professora de responsabilidade socioambiental Tamily Roedel.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Entrevista para a função de Secretário I, cargo de Auxiliar Universitário IV