notícias colégio
Notícias
30 de outubro de 2015

Semanas Acadêmicas estimulam debates e trazem novas abordagens aos alunos da UNIFEBE

O mês de outubro foi marcado por várias semanas acadêmicas do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. No fim do mês foram realizadas as semanas de Engenharia Civil, Pedagogia e Sistemas de Informação. Palestras e workshops sobre diversos assuntos marcaram a programação dos eventos destinados ao desenvolvimento dos acadêmicos da instituição.

Sistemas de Informação

Com um pouco de sorte e as estratégias corretas, a internet pode, além de entreter, ser um excelente campo de negócios.

Para falar sobre “Internet para a geração de novos negócios”, o gerente de operações da RAFFCOM, Júnior Beltrão, palestrou na abertura da XIII Semana de Sistemas de Informação, realizada de 27 a 29 de outubro.

Segundo ele, a internet é um tema muito amplo e atende várias frentes de atuação.

Para possibilitar o sucesso empreendedor na área, Beltrão apresentou aos acadêmicos ferramentas tecnológicas de mercado, aplicadas no exterior, para que seja possível interpretar dados, e transformá-los em oportunidades inteligentes de negócios.


“Basta saber administrar. Tudo o que fazemos em ambiente digital é altamente mensurável, então conseguimos identificar oportunidades, canais rentáveis, tanto para empresas quanto pessoas físicas. Há uma área bem vasta a ser explorada”, diz.

A continuidade da semana contou com minicursos em parceria com a Proway Informática e o Núcleo de Informática da UNIFEBE.

Engenharia Civil

Além da preocupação em oferecer ensino de qualidade, um dos compromissos da UNIFEBE é com a sustentabilidade. Por isso, um dos destaques da semana de Engenharia Civil, realizada de 19 a 21 de outubro, foi a palestra “Sustentabilidade na Construção Civil” ministrada pelo professor Gil Koeddermann.

“Nosso objetivo foi instigar que sejam tomadas atitudes simples, no dia a dia, para melhorar todo o nosso entorno. Quando falamos em sustentabilidade, não precisamos pensar em projetos grandes. Basta cada um fazer sua parte que estamos fazendo a maior ação de todas, estamos nos unindo para melhorar as nossas condições de vida”, reforça.

Ele explica que hoje estamos consumindo três terras e meia em recursos.

“Uma hora isso vai esgotar, um exemplo são os problemas com água, energia, e tantos outros que nem preciso lembrar. Precisamos conter o excesso de consumo que o mundo está tendo. Consciência ambiental, não precisamos de mais nada”, afirma.

Além do tradicional desafio das pontes de macarrão, a semana também contou com as palestras “Técnicas de Revegetação de Taludes, evolução da Hidrosseameadura no Brasil”, “Educação em Direitos Humanos”, “Software para o Engenheiro Civil”, “Licitações em obras públicas: papel do engenheiro civil”, “Patologia e a construção civil, quando as coisas podem dar errado” e “Dinâmica em Oratória: Como influenciar pessoas”.

Pedagogia

Realizada nos dias 21 e 23 de outubro a Semana de Pedagogia deu destaque ao tema “Base Nacional Comum: Cenários e Desafios”. A palestra de abertura foi realizada com o professor Lourival José Martins Filho.

Segundo ele, o assunto é um grande desafio para o país.

“O que se pretende é que todas as escolas possam ensinar conteúdos fundamentais às nossas crianças, jovens e adultos. O governo propôs esse desafio, reuniu especialistas, construiu a base como documento preliminar e agora está passando pelo crivo da sociedade. As pessoas podem contribuir com ele. O importante é a democratização do conhecimento a todas as pessoas”, afirma o palestrante.

O encerramento foi com a palestra “A educação infantil como um projeto de comunidade: a experiência de San Miniato/Itália”, apresentada pela professora Mariza Zanoni Fernandes.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Agenda da Semana – 26/11

Agenda da Semana – 26/11


26 de novembro de 2010
Acadêmicos de Nova Trento promovem almoço de integração

Acadêmicos de Nova Trento promovem almoço de integração


19 de junho de 2007
Resultado final do Processo Seletivo de Estagiário para a Secretaria Acadêmica – 10/06/2010

Resultado final do Processo Seletivo de Estagiário para a Secretaria Acadêmica – 10/06/2010


10 de junho de 2010
Skip to content