08 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Visitas técnicas são retomadas nos cursos de graduação da UNIFEBE

Atividades são programadas de acordo com a proposta didática de cada disciplina e proporcionam aos acadêmicos o conhecimento prático

Acadêmicos de diversos cursos de graduação da UNIFEBE realizaram, neste semestre, visitas técnicas que objetivaram uma maior interação com o conhecimento prático por meio da aproximação com o ambiente de trabalho. As atividades integram o cronograma das disciplinas e são propostas de acordo com o conteúdo abordado em sala de aula. As visitas, que tinham sido suspensas devido ao agravamento da pandemia, regressaram durante este semestre.

Visita técnica a um edifício residencial

A disciplina Projeto Arquitetônico: Edifício, do curso de Arquitetura e Urbanismo, possibilitou que os acadêmicos da sexta fase, com o professor Pablo José Vailatti, visitassem um edifício vertical já construído, a fim de conhecer na prática, as soluções que deverão ser apresentadas no projeto em desenvolvimento pelos alunos neste semestre, como estrutura, forma, itens de prevenção contra incêndio, entre outros elementos. O edifício visitado foi o Hotel Solar Pedra da Ilha, localizado em Penha.

Visita ao 18º Batalhão da Polícia Militar

Na disciplina de Ciência Política/Teoria Geral do Estado, os acadêmicos de Direito visitaram o 18º Batalhão da Polícia Militar. Conduzida pelo professor Moacir Gomes Ribeiro, a visita teve como objetivo contextualizar e destacar aos estudantes a missão constitucional e as atribuições legais da Polícia Militar no Estado Brasileiro.

MaisQ Marketing

Já os acadêmicos da sexta e da oitava fase do curso de Publicidade e Propaganda visitaram a agência MaisQ Marketing, conhecendo a estrutura do local, onde dialogaram com os profissionais sobre Marketing Digital e anúncios pagos. A visita fez parte da disciplina Marketing Digital II e foi orientada pela professora Thaissa Schneider.

Urbano têxtil

Na disciplina Eventos de Moda, as acadêmicas da 8ª fase de Design de Moda se deslocaram até Nova Trento, onde conheceram a Urbano Têxtil. A empresa foi parceira de um desfile promovido pelas alunas, e a visita serviu para que as estudantes pudessem conhecer melhor os produtos, selecionando-os para o evento. A atividade foi conduzida pela professora Luana Franciele Fernandes Alves.

Villa Renaux

O professor Anderson Buss, da disciplina Desenho Arquitetônico Por Computador, do curso de Engenharia Civil, orientou os acadêmicos da segunda fase na visita à Villa Renaux. A ida dos estudantes ao local possibilitou que eles conhecessem a história e os detalhes construtivos da edificação dos anos 1930, incluindo detalhes construtivos e soluções de engenharia adotadas na época. A visita serviu também para que os alunos pudessem identificar os ambientes desenhados no programa autoCAD (software de desenho estudado na disciplina), fazendo, assim a correlação dos espaços construídos da edificação com a representação gráfica elaborados pelos acadêmicos.

RenauxView

Na disciplina de Design de Superfície, ministrada pela professora Arina Blumm aos acadêmicos da 4ª fase de Design Gráfico, os estudantes puderam conhecer os processos de fiação e tecelagem, entender os procedimentos de construção de padronagens têxteis, impressão e acabamentos gráficos, além de verificar na prática processos de design de superfície estudados em sala de aula. A disciplina aborda com frequência o segmento têxtil, considerando o mercado da região.

De acordo com o Pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, as visitas técnicas são programadas conforme a proposta didática de cada disciplina. “Estamos muito satisfeitos com o retorno das visitas técnicas, pois elas são uma oportunidade de flexibilizar as metodologias de ensino-aprendizagem e agregar valor na formação dos acadêmicos, visto que possibilita a vivência prática em situações reais da profissão escolhida”.

Laboratório de Química oferece oficina para produção de sabonete líquido

Laboratório de Química oferece oficina para produção de sabonete líquido

11 de agosto de 2016
UNIFEBE apresenta resultados de concurso público à prefeitura de Botuverá