Cerca de 170 pessoas compareceram nesta sexta-feira, dia 20, ao 3° Seminário Municipal sobre Adoção de Brusque, realizado no Auditório da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, no bairro Santa Terezinha. Durante todo o dia, o público ligado ao tema discutiu o assunto que para muitos é ainda bastante polêmico.
Entre as autoridades presentes, a reitora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli prestigiou a abertura. Em seguida, o Juiz da Infância e da Juventude da Comarca de Florianópolis, Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto, abriu o evento com a palestra sobre “Os obstáculos da Adoção”.
Logo após, o SESC – Serviço Social do Comércio fez uma apresentação teatral. Depois, uma mesa redonda sobre os aspectos jurídicos da adoção foi organizada. O GEAAB – Grupo de Estudo e Apoio a Adoção de Brusque divulgou sua história e falou sobre suas metas.
A tão esperada palestra com o psicólogo Fernando Freire, um dos maiores especialistas em adoção no País, foi realizada no período da tarde. Depoimentos de mães que adotaram crianças emocionaram o público posteriormente. Por fim, “Adoção sobre vários enfoques” foi o tema de mais uma mesa redonda.
O evento superou a expectativa dos organizadores e contou com a participação de especialistas na área da educação, saúde e jurídica, alcançando um dos seus objetivos que é divulgar a adoção, oportunizando o esclarecimento de dúvidas da população.
O 3° Seminário Municipal sobre Adoção de Brusque foi realizado através de uma parceria entre a Unifebe, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, GEAAB, SESC e SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Mais informações no SOAE – Serviço de Orientação e Atendimento ao Estudante pelo e-mail soae@unifebe.edu.brou pelo telefone
Texto: Daniela Burgonovo