notícias colégio
Notícias
02 de maio de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Setor petroquímico é tema de análise de acadêmicos da UNIFEBE

Atividade foi desenvolvida nos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais

A atuação da multinacional americana do ramo petroleiro, Chevron Corporation, serviu de base para a análise do mercado petrolífero. A atividade foi desenvolvida por acadêmicos dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE e abordou ainda outras empresas do setor.

De acordo com o professor George Wilson Aiub, a atividade foi parte do componente curricular de Planejamento Estratégico, no qual são realizados diferentes estudos de casos empresariais. A análise, de acordo com ele, é uma forma de aproximar os acadêmicos de estratégias setoriais.

“Embora este mercado pareça distante por estar olhando a prospecção do petróleo, refinarias, derivados, é um mercado que acabamos utilizando todos os dias por utilizar combustíveis e derivados do petróleo, que não deixa este mercado tão distante quanto parece”, indica.
De acordo com o professor, com base no estudo de caso da companhia multinacional foi possível reforçar o conhecimento teórico de cada um em sua atual ou futura atividade profissional, ao utilizar a ferramenta de gestão. “Grandes companhias no setor auxiliam a entender e analisar o ambiente que estão inseridas, como funciona a análise de cenário, como olhar os objetivos e como cada empresa atua, em comparação como estão inseridas”.

Qualificação
O coordenador dos cursos de Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy, classifica a experiência gerada aos acadêmicos como uma oportunidade valiosa. De acordo com ele, a atividade também tem um papel importante na preparação profissional dos futuros gestores. Outra vantagem, indicada pelo coordenador é a possibilidade de maior competividade nas carreiras dos acadêmicos, graças às habilidades desenvolvidas durante as atividades baseadas em cenários, como a proposta no componente curricular.

“Proporciona usar os conhecimentos teóricos num cenário real, visualizar alguns dos principais desafios e tendências do segmento, desenvolver o pensamento estratégico, obter uma consciência sustentável e ainda, desenvolver cenários para permitir uma melhor tomada de decisão”, descreve.

Já o acadêmico Matheus Poia, da 5ª fase de Processos Gerenciais, acredita que a possibilidade de realização da atividade em trio auxiliou a enriquecer os pontos de vista na análise. Ele relata que, cada grupo abordou um cenário proposto e, no seu caso, o foco ficou na atuação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) no mercado e como isso influenciava a atuação da empresa.

Na avaliação dele, no caso da multinacional, entre as mudanças de mercado, que mais lhe chamaram a atenção está a mudança da capacidade de influência. “Quem, hoje, tem força não são as petrolíferas privadas, como a Chevron, mas sim quem realmente tira a maior parte do petróleo do mundo, como a OPEP”, resume. Segundo ele, o exercício e a análise permitiram aprimorar as habilidades analíticas.

“Essa comparação de cenários é muito importante para conseguirmos ter uma análise crítica sobre os vários cenários de uma mesma empresa e o mercado, aquilo que ele está informando”, afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Comunicado Proeng nº 05/09 –  resultado do Processo Seletivo Especial de Tec. em Gestão Empresarial

Comunicado Proeng nº 05/09 – resultado do Processo Seletivo Especial de Tec. em Gestão Empresarial


25 de fevereiro de 2009
Selo de Certificação criado por acadêmicos avalia peças da indústria metalmecânica
Extensão

Selo de Certificação criado por acadêmicos avalia peças da indústria metalmecânica


20 de julho de 2020
Acadêmicos de Direito apresentam Monografias

Acadêmicos de Direito apresentam Monografias


21 de novembro de 2006
Skip to content