04 de abril de 2016

Tenda das Sensações de Psicologia conscientiza contra o uso de drogas

Tenda das Sensações

Para simular os efeitos do uso de substâncias químicas no organismo, buscando conscientização e melhor entendimento sobre o tema, os acadêmicos da 9ª fase de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE transforaram o átrio do bloco A, campus Santa Terezinha em uma grande tenda de sensações.

Segundo a professora Roberta Borghetti Alves da disciplina “Diagnóstico, Tratamento e Prevenção em Dependência Química”, o evento buscou trazer informações de educação e saúde para prevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas, principalmente entre os jovens.

—Essa estratégia foi utilizada para pensar na intervenção dos acadêmicos enquanto futuros psicólogos. Cada grupo ficou responsável por uma droga — explica a professora.

As intervenções levaram em média cerca de dez minutos. Nesse tempo os alunos simularam o efeito das substâncias e alertaram para as consequências de cada droga.

—Por exemplo, o álcool, na primeira parte da atividade foi simulada a reação do álcool no organismo: primeiro a euforia, depois os momentos de depressão, tontura e enjoo. Na segunda parte da atividade, os acadêmicos fizeram uma sensibilização e um alerta para a conscientização sobre o uso abusivo da substância — conta.

A ação contou com o apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE para a organização dos espaços e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD. Os alunos da 3ª fase do curso também prestigiaram o evento, como complemento para os ensinamentos da disciplina de “Psicologia e avaliação psicológica”, ministrada pela professora Jeisa Benevenuti.

— O objetivo foi demonstrar aos estudantes algumas variáveis que são importantes no processo de avaliação de pacientes que fazem uso de drogas — diz Jeisa.

Texto e foto: Suellen Pereira Rodrigues/ Divulgação | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social |imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Recesso eleitoral 2018

Recesso eleitoral 2018