notícias colégio
Notícias
04 de abril de 2016

Tenda das Sensações de Psicologia conscientiza contra o uso de drogas

Tenda das Sensações

Para simular os efeitos do uso de substâncias químicas no organismo, buscando conscientização e melhor entendimento sobre o tema, os acadêmicos da 9ª fase de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE transforaram o átrio do bloco A, campus Santa Terezinha em uma grande tenda de sensações.

Segundo a professora Roberta Borghetti Alves da disciplina “Diagnóstico, Tratamento e Prevenção em Dependência Química”, o evento buscou trazer informações de educação e saúde para prevenir o uso abusivo de álcool e outras drogas, principalmente entre os jovens.

—Essa estratégia foi utilizada para pensar na intervenção dos acadêmicos enquanto futuros psicólogos. Cada grupo ficou responsável por uma droga — explica a professora.

As intervenções levaram em média cerca de dez minutos. Nesse tempo os alunos simularam o efeito das substâncias e alertaram para as consequências de cada droga.

—Por exemplo, o álcool, na primeira parte da atividade foi simulada a reação do álcool no organismo: primeiro a euforia, depois os momentos de depressão, tontura e enjoo. Na segunda parte da atividade, os acadêmicos fizeram uma sensibilização e um alerta para a conscientização sobre o uso abusivo da substância — conta.

A ação contou com o apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE para a organização dos espaços e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS AD. Os alunos da 3ª fase do curso também prestigiaram o evento, como complemento para os ensinamentos da disciplina de “Psicologia e avaliação psicológica”, ministrada pela professora Jeisa Benevenuti.

— O objetivo foi demonstrar aos estudantes algumas variáveis que são importantes no processo de avaliação de pacientes que fazem uso de drogas — diz Jeisa.

Texto e foto: Suellen Pereira Rodrigues/ Divulgação | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social |imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Estudantes de Nova Trento já podem solicitar carteirinha do transporte universitário gratuito
Serviço

Estudantes de Nova Trento já podem solicitar carteirinha do transporte universitário gratuito


19 de janeiro de 2024
UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde
Destaque

UNIFEBE inicia projeto paisagístico do Bloco da Saúde


28 de outubro de 2020
Acadêmicos faltantes no Enade 2018 deverão justificar ausência
Enade

Acadêmicos faltantes no Enade 2018 deverão justificar ausência


21 de janeiro de 2019
Skip to content