25 de outubro de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Suzani Bissoli calçados fabricará criações dos estudantes de Design de Moda da UNIFEBE

Peças são inspiradas em referências dos anos 1920

Criar um calçado para uma marca real é uma das experiências que os acadêmicos de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) vivenciam ao longo da Graduação. Neste semestre, em parceria com a empresa Suzani Bissoli, de São João Batista, os estudantes experimentaram todo o processo de criação e desenvolvimento de um calçado.

Até chegar à peça final, aprovada e escolhida pela comunidade acadêmica, os estudantes pesquisaram tendências, concorrência da marca, público-alvo, possíveis consumidores daquele produto e até conversaram com a proprietária da empresa. Todo processo foi coordenado por meio da metodologia projetual do Design Thinking.

A produção dos calçados é o resultado do trabalho realizado ao longo do semestre, no projeto integrador entre as disciplinas de Projeto de Moda: Desenvolvimento de Calçados e Acessórios e Tecnologia Aplicada ao Calçado, ministradas pelos professores Thaissa Schneider e Jerônimo Tridapalli.

Durante as aulas, além do desenvolvimento do produto, os acadêmicos aprenderam sobre a história do calçado, a importância da modelagem, ergonomia e toda a estrutura anatômica dos pés. Para entender o processo produtivo das peças, alunos e professores fizeram uma visita técnica ao parque fabril da empresa Suzani Bissoli, em São João Batista.

Criação

A acadêmica Ana Julia da Silva explorou sua criatividade e se inspirou na identidade visual da marca, nas tendências de mercado e no tema definido pela turma para criar seu calçado. As peças desenvolvidas pelos acadêmicos trazem traços da década de 1920, como o clima de festividades, feminilidade, glamour e brilho.

“Essas experiências acadêmicas nos permitem explorar nossa criatividade, errar, corrigir e buscar ajuda de profissionais especializados na área. Esse contato com um cliente real e poder produzir um calçado com a finalidade comercial, que corresponde ao interesse do cliente, enriquece nossa formação profissional, pois nos possibilita experimentar o que encararemos no mercado de trabalho”, destaca Ana Julia.

A professora da disciplina, Thaissa Schneider, explica que a atividade do projeto integrador visa instigar o aluno a explorar sua criatividade e conhecimento. “Além de todo processo criativo é essencial que eles tenham um embasamento técnico de pesquisa e de mercado. Tudo isso é validado também no momento de cocriação, em que os estudantes expõem os croquis na UNIFEBE e recebem a avaliação de outros alunos e professores. Por fim, a peça criada está de acordo com o que a empresa e o público esperam”, complementa Thaissa.

Agora, a empresa Suzani Bissoli fabricará os calçados escolhidos pela comunidade acadêmica, e as peças serão apresentadas no desfile anual, que será realizado pelo curso no dia 9 de dezembro.

Professor de Educação Física avalia banca de doutorado

09 de fevereiro de 2009
Experiência profissional é destaque em aulas de apresentação de cursos da UNIFEBE
UNIFEBE