06 de agosto de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

“Teares que cantam e encantam” revive história de Brusque

O evento foi realizado em comemoração ao aniversário do município, dia 4 de agosto.

As fotos antigas tornaram-se plano de fundo para uma conversa de volta ao passado. As histórias contadas pelas lentes do fotógrafo brusquense, Érico Zendron, foram revividas em uma divertida troca de lembranças no seminário “Teares que cantam e encantam”. O evento promovido pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), em comemoração aos 159 anos da fundação do município, reuniu grande público no domingo pela manhã (4), na sala 1, do Cine Gracher.

Mediado pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, o VIII Seminário Temático abordou a história de Brusque a partir das memórias do neto do Cônsul Carlos Renaux, Gerd Albert Walter Gommersbach, dos registros fotográficos de Érico Zendron, complementados pelo olhar curioso da historiadora e criadora do grupo Curto Fotos Antigas de Brusque, Jaqueline Kuhn.

A iniciativa em parceria com o Shopping Gracher fez os espectadores revirem momentos importantes desses 159 anos, desde a chegada do Cônsul em Brusque até os dias atuais, com o compartilhamento das fotos históricas pelo Facebook.

Após relembrar alguns episódios da história, as melodias que marcaram época embalaram o sarau apresentado pelo Coro UNIFEBE. Ao som de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Aldo Krieger, os acadêmicos da UNIFEBE representaram o maquinário têxtil, os operários e o industrial Cônsul Carlos Renaux. A ação contou com a parceria da Fundação Cultural.

“Hoje escrevemos mais algumas linhas da nossa história, compartilhando tantas memórias que formaram nossa identidade. Nosso desejo é que isso não se perca, que as pessoas entendam a importância de manter viva nossa história”, enfatiza a reitora da UNIFEBE, Rosemari Glatz.

“Não vale a pena viver uma vida triste, apenas representativa. O bom da vida é fazer amigos, sorrir, viver com alegria, isto é o que eu deixo para as novas gerações”.

Gerd Albert Walter Gommersbach

“Quando comecei a fotografar, não imaginava o que essas imagens se tornariam, a importância que teriam. Hoje muitas pessoas usam minhas fotos para contar a história de Brusque”.

Érico Zendron

“Eu espero que daqui a 50 anos outras pessoas também revivam essa história e façam como nós, mantendo viva nossa identidade”.

Jaqueline Kuhn

Desfile de Aniversário

Antes de iniciar o seminário, os acadêmicos da UNIFEBE e os estudantes do Colégio Universitário de Brusque parabenizaram o município em mais um Desfile de 4 de agosto.
Com o tema sustentabilidade, “Semeando nosso futuro”, as instituições de ensino felicitaram os brusquenses, entregando sementes de girassol.

UNIFEBE abre inscrições para curso de Inglês no UNIFEBE Idiomas

UNIFEBE abre inscrições para curso de Inglês no UNIFEBE Idiomas

17 de abril de 2023
Unifebe promove curso para professores ingressantes