10 de outubro de 2014

Tecnologia e interdisciplinaridade encerram palestras do EDUB 2014

Durante três dias, renomados profissionais da educação debateram sobre questões importantes relacionadas à área nas palestras do EDUB 2014 – 1ª Jornada Internacional de Educação e a XIV Semana Acadêmica de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Na última noite de palestras, os professores Mauro Marino da Universidad San Ignacio De Loyola – USIL/Peru, Edla Maria Faust Ramos (UFSC) e Nilson José Machado (FED/USP) falam sobre “Tecnologias na educação e interdisciplinaridade”. Professores, gestores e acadêmicos acompanharam o debate no Anfiteatro da UNIFEBE na noite de quinta-feira, 9 de outubro.

Segundo a professora Edla, é necessário entender o tempo que vivemos e as influências da tecnologia para conseguir redefinir os rumos da sociedade. “Como a escola vai enfrentar os desafios que esse momento de mudança representa? E o que significa trazer a cultura digital para o ambiente escolar? Não é uma coisa simples, é uma tarefa de todos, tanto para professores; mas, principalmente, para gestores”, afirma.

Para o professor Machado, a educação está vivendo uma crise na ideia de disciplina. “O conceito está muito difuso. As matérias se multiplicam e a fragmentação disciplinar leva à perda do significado do que se está estudando. Todo esse discurso da interdisciplinaridade precisa ser olhado nessa perspectiva”, diz.
Segundo ele, a tecnologia leva a uma reorganização do espaço escolar.

“Um dos problemas dessa fragmentação disciplinar é que o ambiente escolar é pensando apenas como um espaço de aula. Hoje, temos que pensar em outros espaços, novas áreas de conhecimento, e a tecnologia ajuda muito nisso, pode ajudar muito nessa demanda por interdisciplinaridade”, conta.

O palestrante internacional da noite, professor Marino, apresentou aos convidados exemplos do tema aplicados na USIL. Em seu discurso, ele agradeceu a recepção no evento. “Passamos três dias aqui e temos nos sentido entre amigos, amigos que nos acompanham, orientam e nos ajudam”, elogiou.
Práticas Pedagógicas

Durante a manhã e tarde de sexta-feira, os inscritos no evento participaram de oficinas no campus Santa Terezinha.

Aproximadamente 1.200 acadêmicos, professores e membros da comunidade se inscreveram para a jornada que tem o objetivo de construir práticas pedagógicas inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

UNIFEBE concederá Bolsas de 40% aos estudantes não contemplados pelo programa UNIEDU