A tecnologia do aditivo cristalizante utilizado para impermeabilização de concreto foi apresentada na noite desta segunda-feira (10), para os acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química da UNIFEBE. A aplicação do sistema foi feita pela engenheira civil, mestre em Engenharia de Materiais e consultora técnica da empresa Penetron, de Lorena, São Paulo, Rafaela Eckhardt.
Para entender como ocorre o processo químico que cristaliza as partículas de água quando em contato com o composto aditivo e como o sistema é aplicado em grandes obras, Rafaela realizou uma série de demonstrações para os estudantes.
O acadêmico da 9.ª fase de Engenharia Civil, Deivison Rafael Kohler, saiu da palestra curioso para conhecer os resultados da aplicação da tecnologia. “Nossa região demanda muito de impermeabilização e, muitas vezes, os métodos convencionais que utilizamos se mostram apenas paliativos. Pretendo utilizar o produto em uma próxima obra ainda neste semestre”, revelou o estudante, que já atua na área.
Para o acadêmico da 3.ª fase de Engenharia Química, Caio Henrique Baron Valim, a apresentação do aditivo foi interessante. “Além de mostrar outras áreas nas quais posso atuar, a palestra nos apresentou produtos novos, agregou conhecimentos e experiências para o futuro profissional.”
Atividades como essa, destacou a coordenadora de Engenharia Civil, professora Vivian Siffert Wildner, aproximam os estudantes do mercado do trabalho. “Eles puderam visualizar as aplicações dos conceitos acadêmicos, na prática da vida real. Um dos nossos intuitos com esses momentos é apresentá-los às novas tecnologias, para estarem sempre atualizados com o que há de mais moderno na área”.
A integração entre as duas engenharias, avalia a coordenadora de Engenharia Química da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturlli Knop, reforça a importância do trabalho multi e interdisciplinar. “Eles aprendem entre si a desenvolverem conhecimentos e habilidades para além da vida acadêmica. Neste caso, em específico, nossos estudantes puderam ver uma solução criada pela química e aplicada na construção civil, o que evidencia ainda mais a importância de um trabalho em conjunto para a criação de soluções mais tecnológicas e inovadoras.”
Integração e socialização
Além da palestra, os dois cursos promoveram um momento de integração entre as turmas. As coordenadoras apresentaram os resultados da Avaliação Institucional, o planejamento de ações para 2025 e as atividades previstas para a Jornada da Curricularização da Extensão, que inicia na próxima semana.