03 de junho de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Trabalho de Conclusão de Curso de egresso da UNIFEBE é premiado em evento nacional sobre usinagem

Artigo recebeu título de melhor trabalho na área de processos não convencionais de usinagem.

O curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representou a instituição no XXIV Colóquio de Usinagem, evento científico nacional, realizado este ano na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Nesta edição, professores, acadêmicos, engenheiros, pesquisadores e profissionais das indústrias de usinagem debateram sobre as temáticas de Usinabilidade dos Materiais, Textura e Integridade da Superfície, Automação e Tecnologia de Controle dos processos de Usinagem, Melhoria dos Parâmetros de Processo, Projeto de Máquinas-ferramenta, Sistemas de Manufatura e Planejamento, Microusinagem, Usinagem Verde e Metrologia em Processos de Usinagem.

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do egresso, Igor dos Santos Roik, recebeu destaque no Colóquio nacional, sendo premiado como melhor trabalho na área de processos não convencionais de usinagem. A pesquisa “Estudo de influência dos parâmetros de laser de fibra na profundidade de cavidades para medição de tensão residual” é fruto do TCC do egresso de Engenharia Mecânica, e foi realizada sob a orientação do professor Rodrigo Blödorn, com a colaboração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com Igor, a ideia do trabalho surgiu em uma visita realizada na UFSCar e UFSC, onde iniciaram as sugestões para o desenvolvimento de um trabalho na área de Laser. Após algumas conversas com o professor Rodrigo, os pesquisadores encontraram uma aplicação interessante para o processo, que seria na realização de cavidades com geometria controlada, para medir tensões residuais em materiais de elevada dureza, visto que esses materiais são difíceis de usinar por métodos convencionais. Os ensaios em Laser foram realizados na UFSC, e as medições no NTIF UNIFEBE, utilizando a ALICONA, um sistema de medição óptica 3D altamente preciso, rápido e flexível.

“Participar e ter meu trabalho reconhecido em um evento como este foi muito importante para mim, pois pude conhecer alguns dos autores de livros que eu utilizei ao longo da graduação, o que me deixou ainda mais motivado para continuar na área de pesquisas e desenvolvimento acadêmico. Além da rede de contatos criada nesse tipo de evento, que facilita a integração entre diferentes universidades, possibilitando a realização de trabalhos em conjunto. Mas, o que eu considerei como mais importante, foi a oportunidade de mostrar a qualidade que a UNIFEBE tem, e de representar o potencial do nosso curso, perante instituições tão reconhecidas na área”, enaltece Igor.

Além de Igor, o egresso Jônatas Juliano Verwiebe apresentou o trabalho “Avaliação dos Erros de Geometria em Furos Cegos Produzidos por Fresamento Orbital para Medição de Tensão Residual”, resultante de sua pesquisa de TCC. O professor da instituição e coordenador do Núcleo de Tecnologia e Inovação em Fabricação- NTIF UNIFEBE, Rodrigo Blödorn, foi convidado nesta edição como palestrante da mesa-redonda “Os novos desafios e tecnologias na Usinagem”, e falou sobre o tema com outros professores, renomados na área, de universidades federais.

“A indústria metalmecânica representa um importante papel na economia e no desenvolvimento de Brusque e região, e poder representar a nossa instituição e todo o potencial científico, que contribui diretamente para o avanço dessa área, com certeza é algo que engrandece e certifica a qualidade de ensino do nosso curso”, ressalta Rodrigo.

O evento

O Colóquio de Usinagem iniciou como evento local, expandindo-se regionalmente e vem ganhando importância ao longo dos últimos anos, inclusive expandindo sua área de influência, tendo hoje abrangência nacional.  Tradicionalmente é realizado na Universidade Federal de Uberlândia, embora já tenha ocorrido em Belo Horizonte/MG, Goiânia/GO, Juiz de Fora/MG, Viçosa/MG, Natal/RN, Ouro Preto/MG e Uberaba/MG.

O evento é uma idealização do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Usinagem – LEPU da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Usinagem – LAUS, da Escola Politécnica – PUCPR.

Equipe de vôlei patrocinada pela Unifebe constrói blog

06 de maio de 2011
Alunos da Escola Ângelo Dognini continuarão a estudar na Unifebe